DESAFIOS DA EDUCAÇÃO COM A PANDEMIA DA COVID 19

A pandemia do novo coronavírus afetou todos os setores da sociedade e na educação as transformações foram intensas. A alternativa encontrada pelas instituições foi aderir amplamente ao ensino remoto e as aulas online passaram a fazer parte da rotina de milhares de professores e alunos.

Para a maioria das escolas, o ensino remoto aconteceu de forma repentina e a adequação à nova modalidade precisou ser imediata. Nesse cenário, os Salesianos de Campinas que compreendem o Colégio Liceu Salesiano e a Escola Salesiana São José adotaram diversos recursos para oferecer atividades educacionais alinhadas a essa nova realidade.

Em ambas as escolas, as atividades pedagógicas planejadas no formato presencial foram adaptadas para o formato remoto, com a intensificação da plataforma Teams da Microsoft, sendo que o calendário das aulas remotas manteve o cronograma oficial das aulas presenciais. Vale observar a reestruturação na organização das aulas, com tempo reduzido de aula expositiva e mais tempo de execução de atividades pedagógicas pelos alunos.

Destaque para a criatividade dos professores nesse formato remoto. Além do uso da ferramenta Teams, todos os recursos disponíveis pela Microsoft estão sendo utilizados pelos professores do Colégio Liceu Salesiano e da Escola Salesiana São José, para elaboração de formulários, vídeos, jogos, apresentações, reuniões de equipes de alunos mediadas pelo professor durante as aulas virtuais.

Além disso, os professores buscaram inovações e adaptações para atender a demanda específica da cada componente curricular. Eles investiram em internet, aparelhos tecnológicos, aplicativos e, muitas vezes, criaram dentro de seus lares, um estúdio e uma sala de aula para oferecer os conteúdos em tempo real.

Para priorizar o trabalho interdisciplinar dos professores, o protagonismo dos alunos e o trabalho em equipe, os instrumentos avaliativos também foram atualizados. Mas os desafios ainda são muitos, principalmente com a readaptação dos alunos à retomada das atividades presenciais e as escolas estão aguardando os protocolos dos órgãos responsáveis para essa retomada.

Nesse período da quarentena, o Colégio Liceu Salesiano elaborou ainda roteiros: um para atividades motoras desenvolvidas sob a orientação dos professores, visando o bem estar físico dos alunos e outro, sobre a importância da rotina escolar, com orientações para melhor organização e aproveitamento das aulas, desde a preparação na véspera da aula, até o cumprimento dos horários, cronograma das atividades a serem realizadas, bem como dicas e sugestões na rotina diária: acordar mais cedo, se alimentar adequadamente, movimentar-se nos intervalos, etc.

Outros programas também estão previstos para os próximos meses, como “Liceu de Olho no Futuro”, que conta com atividades de orientação vocacional e profissional, oferecido também no formato remoto e entre outras iniciativas, o programa “Entusiasmo Diante da Vida”, voltado aos alunos das 3ª séries com objetivo de manter a motivação e incentivo aos estudos, além da preparação para os vestibulares.

 

Fotos 1 e 2 – Aulas online.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CAMPINAS GANHA NOVO EMPREENDIMENTO DE NOVO PADRÃO

Reconhecida há 55 anos pela pontualidade na entrega de empreendimentos, a construtora A.Yoshii acaba de …

Facebook
Twitter
LinkedIn