DIA DOS NAMORADOS: CARTRILHA DO SEBRAE-SP ENSINA LOJISTAS A LUCRAR MAIS COM AS VENDAS

30 de maio de 2015.
Sebrae-SP lança a cartilha “Venda
Melhor ­- Dia dos Namorados” para auxiliar empresários a investirem em ações
diferenciadas e aumentarem as vendas na data, considerada como a terceira mais
importantes para o comércio varejista. O material pode ser baixado
gratuitamente no link http://sebr.ae/sp/vmdnamorados2015 ou retirado
pessoalmente em um dos 33 escritórios regional espalhados pelo estado. Em
Campinas a cartilha está disponível no Escritório Regional, na Avenida
Imperatriz Leopoldina, 272, Vila Nova.  “A cartilha traz informações
detalhadas de como o empresário deve organizar e decorar uma vitrine, ambientar
a loja, promover a loja virtual, alerta sobre o bom atendimento e os principais
erros, além de trazer dicas rápidas e eficientes de propaganda e montagem de
kits temáticos. No material o empreendedor também encontra orientações de como
fidelizar a clientela e relaciona uma série de itens que não podem faltar para
o bom andamento do negócio”, destaca Bruno Caetano, superintendente do
Sebrae-SP.
A data costuma ser bastante
concorrida e é importante que o empresário adote algumas medidas para atrair os
clientes até a loja. De acordo com Caetano, o empreendedor não pode deixar de
investir na vitrine. “Ela é o cartão de visita e deve despertar o olhar de quem
passa para entrar na loja. Essa reação deve levar 30 segundos. Olhou, gostou e
entrou. É imediata”, explica o superintendente. “Uma vitrine precisa ser
bonita, ter cores harmônicas, espaço entre as peças expostas e iluminação
adequada”, completa.
O lojista também tem que se preocupar
com o interior do estabelecimento. “Distribua os focos de luz, mantendo os mais
fortes nos produtos ou em mix de mercadorias que devem ter maior atenção.
Exponha os itens no sentido anti-horário. É comprovado que grande parte das
pessoas são destras e, na sua maioria, 90%, entram no estabelecimento pelo lado
direito e saem pelo esquerdo”, revela Caetano. “Outra dica é dar ritmo. Coloque
as mercadorias em alturas diferentes e mescle as cores. E, por fim, comunicação.
Coloque preço, validade e as características de forma clara. Quando a
comunicação é boa o produto vende, não encalha”, ensina.
Coloque sua loja dentro das redes
sociais. Elas são importantes e ajudam a alavancar as vendas por meio da
divulgação de promoções e preços competitivos na internet, além de servir para
conquistar novos clientes. Uma das maneiras mais simples de ampliar a
divulgação da loja é fazer com que os clientes compartilhem as informações na
rede. A dica, nesse caso, é ser criativo e pensar em posts que motivem esse
compartilhamento.
Kits especiais e com preços atraentes
causam um ótimo impacto e podem ser uma boa solução para quem busca um
presente. A cartilha traz algumas sugestões: a caixa de bombons, por exemplo, é
uma ideia bem antiga, mas sempre faz sucesso, um jantar romântico, uma cesta de
café da manhã ou um kit massagem com óleos aromáticos são ótimas opções também.
Os kits valem para diversos ramos e é a oportunidade de os empresários combinarem produtos
que vendem mais com os que levam mais tempo para sair. Caprichar nas embalagens
e usar embrulhos diferenciados valorizam ainda mais a mercadoria e faz com que
elas fiquem mais atraentes, além de dar a impressão de exclusividade.
Dicas para vender mais
1 – Planejamento e estrutura: estoques
abastecidos, um ambiente atrativo e equipes bem preparadas são essenciais.
2 – Criatividade: tente sair
dos moldes engessados de vendas. Aproxime-se do cliente faça perguntas para
identificar necessidades e desejos, com bons argumentos, apresentando opções
interessantes e personalizadas ao perfil de cada pessoa. Isso fará com que ele
se sinta à vontade e tenha prazer em comprar.
3 – Aumente o tíquete médio:
estimule a equipe de vendas, treinando e premiando os vendedores para levar o
tíquete médio. Faça com que eles ofereçam mais produtos para compor o presente.
Sugira opções com maior valor.
4 – Crie uma aproximação:
fuja de uma venda fria, aquela em que o cliente entra e sai da loja em poucos
minutos. Mais importante do que a quantidade de pessoas atendidas por dia é o
valor de cada venda e a quantidade de oportunidades convertidas em negócios.
5 – Fidelize o cliente:
quando o ele ficar satisfeito com o atendimento cria uma imagem positiva da
empresa e do processo de compra, retornando à loja sempre que necessário.
Cliente bem atendido faz boas recomendações, que por sua vez, resultam em novos
consumidores.
Escritório Regional do Sebrae-SP Campinas – Avenida Imperatriz
Leopoldina, 272, Vila Nova, F. (19) 3243-02770.
Foto: Diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
Crédito: Divulgação.  
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