DIA MUNDIAL DA CRIATIVIDADE SE ESPALHA POR CAMPINAS COM PROGRAMAÇÃO GRATUITA

O Dia Mundial da Criatividade (DMC)  é comemorado no dia 21 de abril e, para celebrar a data, 53 cidades em todo o Brasil preparam uma programação com diversas apresentações artísticas, palestras e workshops gratuitos. Em Campinas (SP), a segunda edição do evento acontece no domingo, dia 21 e na segunda feira, dia 22, nos espaços Sete Criativo, PUC-Campinas (Campus I), CIS Guanabara, weme, Carroça Medieval, IDE Escola de Arte e Alma Coliving. Ao todo são 40 atrações sobre inovação, arte, tecnologia, diversidade e impacto social espalhadas por toda a cidade e que acontecem simultaneamente. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 19 pelo site. “É a segunda edição do evento, crescemos tanto que expandimos além do Sete Criativo e teremos 40 atividades com 44 inspiradores, contabilizando 52 horas em sete locais diferentes na cidade. Promover o potencial criativo das pessoas é vencer o paradigma de que criatividade é para poucos. Ela é na verdade uma ferramenta de solução de problemas, disponível e possível em todos nós e um ativo muito importante para o desenvolvimento sustentável das cidades. Campinas é um grande pólo de alta tecnologia, celebrar o Dia Mundial da Criatividade é também uma oportunidade para reconhecermos o talento da nossa cidade como vetor de crescimento da economia criativa do país”, diz Paula Franceschini, líder local do evento.

O World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade) entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017, com a intenção de apresentar a importância da inovação e desenvolvimento sustentável. No Brasil, começou a ser celebrado pelo paulistano Lucas Foster. Em 2014, o fundador da ProjectHub e idealizador do Prêmio Brasil Criativo, uma das principais referências em economia criativa do país, teve a ideia de comemorar a criatividade em um evento gratuito e que mostrasse a importância da inovação.

Neste ano, além de englobar 17 estados brasileiros, o DMC acontece também em Portugal, Alemanha e Sérvia. A estimativa é atrair um público de mais 65 mil pessoas no Brasil, com palestras, mesas e oficinas, mostrando as várias vertentes da criatividade: arte, inovação, economia, tecnologia, educação, negócios, entre outros. Em Campinas são esperadas mais de 1.000 pessoas nos espaços Sete Criativo, PUC-Campinas (Campus I), CIS Guanabara, WeMe, Carroça Medieval, Alma Coliving e IDE Escola de Arte.

Com apoio da empresa 3M do Brasil e da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo da Prefeitura de Campinas, no município vão ser dois dias e mais de 12 horas de atividades simultâneas. Entre os destaques, estão palestras como ‘Criatividade como Asset de Negócios’ com Will Roscito, gerente Criativo da CI&T e ‘O Poder da Colaboração para a Inovação’ com Luiz Eduardo Serafim, Head de Marketing da 3M do Brasil e autor do livro ‘O Poder da Inovação’. Além disso Ricardo Amarante, Idealizador da Ramarante, ensina ‘Como Oxigenar a Mente e Corpo para Cultivar a Criatividade’, acontece uma ‘Oficina de Post It Art’, ‘Manifesto Criativo’, ‘Oficina de Batucada’ e até mesmo a união de Jazz com o mundo corporativo para mostrar que a criatividade pode estar em todos os lugares.

A programação completa e as inscrições podem ser feitas até o dia 19 de abril pelo link:  www.worldcreativityday.com/brazil/campinas/atividades. As vagas são limitadas.

 

Fotos 1 e 2 – Primeira edição do dia mundial da criatividade.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS ESCOLAS DE SÃO PAULO – UMA ANÁLISE CRÍTICA

ARTIGO DE EDUARDO SONA Como jornalista com décadas de envolvimento em tecnologia e inovação, vejo …

Facebook
Twitter
LinkedIn