DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE AO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO É CELEBRADO NESTE SÁBADO

O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado neste sábado, 27 de julho. São cerca de 40 mil novos casos anualmente, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). De acordo com o oncologista do Grupo SOnHe, David Pinheiro Cunha cerca de 7% da população pode ter infecção pelo HPV detectada na boca. “É cada vez mais frequente o diagnóstico da doença em indivíduos de até 45 anos, com tumores originados pelo vírus. O tumor, que também atinge fumantes e pessoas que fazem uso frequente de bebidas alcoólicas, é hoje o segundo câncer mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata”, alerta o especialista.

Recentemente, o médico participou de um  congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), em Chicago, nos EUA, onde muitas novidades foram apresentadas para tratamentos de tumores de cabeça e pescoço. Segundo David, um dado muito importante foi apresentado: a mudança no estilo de vida é fundamental para o sucesso do tratamento deste tipo de tumor. “Pacientes que conseguem parar de fumar antes de iniciar o tratamento com radioterapia apresentam menores taxas de recidiva, metástase a distância ou segundo tumor primário, quando comparados aos que mantém tabagismo. Isso demonstra que o sucesso do tratamento não exige apenas novas terapias ou medicamentos caros, mas também é fundamental uma mudança de hábitos dos pacientes”, afirma.

David Pinheiro Cunha formado em oncologia clínica pela Unicamp, realizou estágio no serviço de oncologia e pesquisa clínica em Northwestern Medicine Developmental Therapeutics Institute, Chicago, Illinois, EUA; membro titular da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO). Oncologista no Hospital da PUC- Campinas, onde desenvolve supervisão dos residentes.  Como membro do Grupo SOnHe – Sasse Oncologia e Hematologia, David é oncologista do Hospital Vera Cruz, no Instituto Radium de Campinas e do Hospital Santa Tereza

O Grupo SOnHe – Sasse Oncologia e Hematologia, é formado por oncologistas e hematologista que fazem o atendimento oncológico humanizado e multidisciplinar no Hospital Vera Cruz, Hospital Santa Tereza e Instituto do Radium, três importantes centros de tratamento de câncer em Campinas. A equipe oferece excelência no cuidado oncológico e na produção de conhecimento de forma ética, científica e humanitária, por meio de uma equipe inovadora e sempre comprometida com o ser humano. O SOnHe é formado pelos oncologistas: André Deeke Sasse, David Pinheiro Cunha, Vinicius Correa da Conceição, Vivian Castro Antunes de Vasconcelos, Adolfo Scherr, Rafael Luís,  Fernanda Proa Ferreira,  Susana Ramalho e Ana Paula Stramosk.

 

Foto: Oncologista do Grupo SOnHe, David Pinheiro Cunha.

Crédito: Divulgação

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

VIRACOPOS DEVE RECEBER 248 MIL PASSAGEIROS NO FERIADO DE PÁSCOA

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), deve receber 248 mil passageiros entre esta …

Facebook
Twitter
LinkedIn