DIA MUNDIAL DO DIABETES: NUTRICIONISTA DÁ ORIENTAÇÕES DE ALIMENTAÇÃO PREVENTIVA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que no ano de 2035 o diabetes seja a 7ª maior causa de mortes do mundo. Para conscientizar a população dos problemas associados à doença, foi criado o Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro. A alimentação adequada é um hábito simples que pode auxiliar as pessoas a escaparem das estatísticas. Pensando nisso, a professora do curso de Nutrição do UniMetrocamp | Wyden Érica Blascovi destaca 5 dicas para adaptar a dieta à prevenção.

1- Evitar alimentos feitos predominantemente com ingredientes refinados

Alimentos ricos em ingredientes como farinha branca e açúcar são menos nutritivos e aumentam a taxa de glicemia, por isso é importante evitá-los sempre que possível.

2 – Garantir bom aporte de fibras

Consumir cereais integrais, grãos, verduras, legumes e frutas garantem uma boa quantidade do nutriente diariamente e, consequentemente, um bom funcionamento metabólico.

3 – Consumir frutas vermelhas e roxas

Frutas como mirtilo, framboesa, morango, amora e uva, que são ricas em antioxidantes e outros compostos ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue. É importante que o consumo seja das frutas inteiras e não o suco.

4 – Consumir “gorduras boas”

As oleaginosas (castanhas) e o azeite de oliva possuem alto teor de gorduras monoinsaturadas, consideradas “gorduras boas” que protegem o coração, exercem papel anti-inflamatório e ajudam a controlar a glicemia, sendo aliadas na prevenção do diabetes tipo 2.

5 – Controlar o peso

Indivíduos obesos costumam apresentar inflamação crônica, que provoca a diminuição da sensibilidade à insulina, além da obesidade ser um dos principais fatores de risco para a doença.

Integrante do grupo Adtalem Educacional do Brasil, o Centro Universitário UniMetrocamp | Wyden é referência em educação com qualidade e inovação desde 2002, oferecendo aos alunos educação de padrão internacional, por meio um corpo docente especializado, infraestrutura de nível mundial – com 18 laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo atualizado e salas de aula modernas – além de programas de suporte ao aluno (Care) e programas internacionais, como curso de inglês, intercâmbio para os EUA e palestras com professores estrangeiros. Com 14 anos de experiência em Campinas/SP, a instituição investe constantemente para formar cidadãos profissionais com experiência de aprendizado internacional, capazes de suprir as demandas do mercado de trabalho, atingindo seus objetivos educacionais e de carreira.

O Centro Universitário UniMetrocamp | Wyden possui 40 cursos de graduação nas áreas de Arquitetura, Comunicação, Design, Direito, Engenharia, Gastronomia, Gestão e negócios, Saúde, Tecnologia e Educação. Com mais de 14 mil m² de infraestrutura de padrão internacional, a faculdade possui 18 laboratórios com equipamentos de última geração, 110 salas de aula modernas e equipadas com ar condicionado e 1 auditório com capacidade para cerca de 250 pessoas.

 

Foto: Centro Universitário UniMetrocamp | Wyden.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

UMA HISTÓRIA DE PROTAGONISMO NO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

ARTIGO DE RAFAEL CERVONE O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que …

Facebook
Twitter
LinkedIn