DIANTE DA CRISE, MOVA-SE ESTRATEGICAMENTE

18 de julho de 2015.
ARTIGO DA PROFESSORA DO IBE-FGV IDA FERNANDES
As empresas que estão enfrentando a
crise atual e se mantém firmes, têm uma história de sucesso construída ao longo
do tempo, onde é nítido o caráter integrador e uma cultura voltada à ação e à
superação. Esses são elementos que devem ser uma constante em todos os
momentos. São empresas e empreendedores que não se abatem facilmente, que não
sonham “apenas” mas tem muito claro seu propósito, sabem a que vieram, onde
pretendem chegar e com quem querem estar quando chegarem lá.
Se sua empresa está assustada com o
cenário atual, saiba a estagnação é o pior remédio, é preciso movimento. É
necessário começar logo, começar hoje, começar já, pois construir uma cultura
voltada à ação, à inovação, ao reconhecimento e ao trabalho e crescimento
conjunto, exige entrega, e muitos anos de envolvimento e participação ativa.
As empresas que hoje estão
enfrentando os desafios e superando a crise anunciada, são aquelas que tem em
sua marca o pensamento estratégico e construtivo, praticam a arte de exercitar
novos pensamentos, que levam a novas ações e produzem novos projetos. Podem ser
elas empresas pequenas, médias ou grandes, não importa, mas sua forma de atuar
é capaz de transformar o medo da crise em atitudes positivas, ações concretas e
não esperam que as coisas melhorem, elas se movimentam estrategicamente, vão
lá, e tomam para si, o merecido resultado.
Gestão Empresarial: conheça o seu
negócio, a sua empresa, acompanhe as informações de mercado, da concorrência,
notícias da mídia, indicadores econômicos locais e mundiais;
Riscos: Avalie todos
os pontos de vulnerabilidade de sua empresa como financeiro, estrutura
organizacional, processos, produtos, adote uma postura cautelosa;
Inteligência
financeira:
 cuidado com as taxas de juros, diminua ou elimine dívidas, evite
investimentos de risco, controle custos e despesas de maior impacto, sem perder
tempo com reduções que não valem a pena, e aproveite as oportunidades, não
tenha medo de investir em projetos seguros e confiáveis;
Mercado: adote um
posicionamento flexível, reveja sua linha de produtos, lance novos olhares,
conquiste novos mercados;
Comunicação e
Marketing:
 mantenha sua visibilidade, esse é o momento de estar presente,
atue, utilize a mídia a seu favor, adote a mídia digital, tão importante nos
dias atuais, e aumente a participação de sua empresa nas redes sociais;
Foco no Cliente: lembre-se de
seu grande aliado, a pessoa que mantem seu negócio, que o ajuda a pagar as suas
contas “o cliente”. Mantenha a proximidade, invista no relacionamento,
fortaleça as relações de confiança e reciprocidade;
Visão: mantenha sua
mente no futuro, respeite seu aprendizado do passado, e haja com consciência no
presente, viva o momento atual com mente aberta, disciplina, controle e foco
nos resultados;
Inove em ações,
inove em comportamento:
 valorize seu maior aliado em todos os
momentos “o colaborador”. Os momentos mais desafiadores são os melhores
momentos para reconhecer, incentivar e motivar quem está do seu lado. Cuide do
clima organizacional incentivando o bom ambiente e promovendo campanhas
motivacionais, qualifique seus colaboradores para que eles estejam preparados
para lhe ajudar, envolva as pessoas nos projetos, envolva-se nas atividades,
promova e permita o engajamento e atue fortemente na disseminação e
potencialização dos valores e princípios que enriquecem e fortalecem as pessoas
e sustentam os negócios.
Ida Fernandes é professora da IBE-FGV,
especialista em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching Executivo.
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