DICAS PARA A ESCOLHA DO MELHOR TERRENO VÃO ALÉM DA INFRAESTRUTURA BÁSICA

Construir uma casa única, que atenda todas as expectativas e necessidades da família, é uma das principais razões que levam as pessoas a comprarem um lote para construir o tão sonhado imóvel. Áreas de lazer, acessibilidade e segurança, por exemplo, são diferenciais que valorizam o imóvel e garantem comodidade e qualidade de vida aos moradores. “Estrutura de lazer, incidência solar e até o tamanho da família são alguns dos fatores que devem ser levados em conta na hora de comprar um lote”, explica a engenheira Sabhata Tenório, da Gencons Empreendimentos. Para fazer a melhor opção na hora de comprar um imóvel, Sabhata cita algumas dicas valiosas. Confira algumas orientações.

Tamanho da família

As famílias brasileiras estão cada vez menores.  Dados do Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que os domicílios brasileiros têm, na média, menos de três pessoas: hoje, são 2,79 moradores por residência. Em 2010, esse número era 3,31. Com famílias mais enxutas, o mercado imobiliário tem acompanhado esta tendência e oferecendo opções de terrenos com metragem menor. “Se a intenção é ter uma casa aconchegante e prática, lotes com 200m² e 250m², por exemplo, são uma boa opção”, comenta a engenheira. Com a ajuda de profissionais e de um bom projeto arquitetônico, é possível aproveitar todo o espaço, reunindo as necessidades e sonhos da família em um excelente imóvel.

Infraestrutura

Antes de comprar um terreno, avalie a pavimentação das ruas, a rede elétrica, disponibilidade de serviços de coleta de lixo, telefonia, internet, rede de gás e transporte público, entre outros serviços básicos.  A infraestrutura das portarias também é importante. Com o aumento dos serviços de delivery, condomínios que possuem portarias social e de serviços garantem mais comodidade e segurança. Além disso, é importante considerar outros aspectos ao redor do lote que pretende comprar, como projetos de novas construções na região, serviços, comércios, acessibilidade e segurança.

Lazer

Morar em um lugar com áreas reservadas para o entretenimento de toda a família, das crianças aos idosos, é fundamental garantir qualidade de vida no dia a dia. Imagina poder se divertir, relaxar na piscina, ter acesso a quadras de diferentes esportes e espaços ao ar livre sem precisar sair da comodidade do seu bairro para ir a um clube ou academia? Além de todo o conforto, estes diferenciais significam economia de tempo e dinheiro.

Documentação

O cuidado com a documentação é fundamental para evitar problemas burocráticos. “Verifique se o lote ou loteamento possui registro e exija as licenças exigidas, assim como a aprovação do projeto final”, explica a engenheira Sabhata. Entre os documentos principais para comprar um terreno, o mais importante é a matrícula individual do lote. Há uma lista de documentos importantes que precisam ser observados e isso vai te dar segurança na hora de fechar o negócio.

Para finalizar, Sabhata reforça outro cuidado essencial neste checklist: a reputação da loteadora. Pesquise o histórico da empresa e sua trajetória no mercado para ter certeza de que está fazendo negócio com uma empresa séria e conceituada, que entregará tudo o que foi acertado na hora da venda.

 

Fotos 1 e 2: Loteamento.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PODCAST PANORAMA DE NEGÓCIOS TEM COMO TEMA MOBILIDADE URBANA INTELIGENTE DE FORMA SUSTENTÁVEL

Neste episódio do podcast Panorama de Negócios vamos falar sobre mobilidade urbana inteligente de forma …

Facebook
Twitter
LinkedIn