DICAS PARA OS CUIDADOS COM A COLUNA DURANTE HOME OFFICE

O home office foi uma das principais soluções adotadas na quarentena em busca de oferecer segurança aos colaboradores, além de proporcionar a continuidade das atividades corporativas. No Brasil, cerca de 43% das empresas aderiram ao trabalho remoto, segundo pesquisa feita pela consultoria Betania Tanure Associados (BTA). Além de muita disciplina, trabalhar em casa requer atenção redobrada com a saúde, afinal permanecer sentado por muito tempo pode ser prejudicial, principalmente se não forem tomados os devidos cuidados. Esse risco se deve ao fato da coluna ficar sobrecarregada, podendo gerar tensão, desvios, dores e até mesmo dormência nos pés e nas mãos. Para que o home office tenha mais qualidade e não gere desconfortos, o professor de fisioterapia do UniMetrocamp, Klefour Rodrigues Nunes, separou quatro dicas de cuidados com a coluna.

Atenção à postura!

Evite vícios como curvar o tronco para frente ou cruzar as pernas enquanto trabalha. É importante verificar se o monitor do computador está na altura correta pra você, sendo que o ideal é que fique na altura dos olhos. Já a cadeira deve ser a mais confortável possível, de preferência com regulagem, de maneira que a coluna fique sempre apoiada. Para que os joelhos fiquem flexionados durante o trabalho, coloque um apoio nos pés.

Movimente as pernas

Mesmo sentado, procure esticar as pernas e movimentar os tornozelos com frequência, isso vai ajudar na circulação dos membros inferiores. Inclua pausas na sua rotina de trabalho (pelo menos 5 minutos a cada três horas) e, se possível, aproveite esse momento para dar uma caminhada e subir degraus.

Beba água

Além de garantir a hidratação, beber água mantém o equilíbrio corporal e ajuda no bom funcionamento das células musculares.

Alongue-se

O alongamento é muito importante para a saúde e para a postura corporal. Seguem alguns exemplos que podem ser feitos durante o dia:

Estique os braços para cima com as costas retas, como se estivesse se espreguiçando. Coloque uma mão na cabeça e puxe a mesma para o lado direito, de maneira que a orelha se aproxime do ombro, e depois para o lado esquerdo.

Olhe para cima, estendendo o pescoço (parte da frente). Pode ajudar segurando com as mãos juntas, apoiadas embaixo do queixo.

Em pé, incline o corpo pra frente com as mãos em direção aos pés sem dobrar os joelhos, ao retornar dobre os joelhos para não sobrecarregar a coluna lombar.

Com as pernas afastadas, estique os braços, junte-os e incline o corpo para o lado direito e depois para o lado esquerdo.

Ao se deitar para dormir ou descansar, de costas para o colchão, puxe os dois joelhos contra o peito.

Gire os ombros para trás (5 vezes) e depois gire para frente (5 vezes) – repita por 3 vezes.

Faça três séries de um minuto, com pequenos intervalos entre as repetições. Se aparecerem dores intensas durante o trabalho ou exercícios, é recomendado buscar ajuda médica.

 

Foto: Importância da postura em Home Office.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CAMPINAS GANHA NOVO EMPREENDIMENTO DE NOVO PADRÃO

Reconhecida há 55 anos pela pontualidade na entrega de empreendimentos, a construtora A.Yoshii acaba de …

Facebook
Twitter
LinkedIn