DIRETOR DE AGÊNCIA DA ONU FAZ PALESTRA EM CAMPINAS EM COMEMORAÇÃO AOS 100 ANOS DA OIT

GIG Economy ou economia free lancer. Para entender essa nova vertente mundial, basta analisar como funcionam os serviços disponíveis por aplicativo de celular como uber, airbnb e Ifood. Mas qual impacto das novas tecnologias no mundo do trabalho? E no Brasil pós-reforma trabalhista em que está em pauta a aprovação da Medida Provisória 881/ 2019 da Liberdade Econômica, estabelecendo garantias de livre mercado? Esses e outros assuntos serão debatidos no seminário Pensando o Futuro do Direito do Trabalho, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região nesta sexta-feira (23/08), em comemoração aos 100 anos da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O evento traz para Campinas o diretor do Escritório da OIT no Brasil, Martin Hahn. As inscrições gratuitas podem ser feitas no http://portal.trt15.jus.br As vagas são limitadas.

Com apresentação da presidente do TRT-15, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, Martin Hahn fará a conferência de abertura do seminário – OIT: Um Século de Ação -, na qual discorrerá sobre o papel da organização, que foi criada como parte do Tratado de Versalhes após a Primeira Guerra Mundial, em 1919, para promover a justiça social. Para Martin, os desafios são muitos diante das transformações tecnológicas e digitais nas atividades produtivas, que exercem influência positiva e também negativa no mercado. O diretor da OIT deve abordar ainda os avanços obtidos pelo Brasil com relação à igualdade de gênero, ao combate ao trabalho forçado e ao trabalho infantil, temas que serão debatidos posteriormente, em uma primeira mesa-redonda do dia, coordenada pelo procurador do trabalho Ronaldo José de Lira.

A organização do trabalho e da produção fomenta as discussões da segunda mesa-redonda do dia, prevista para 13h30, em que serão tratados os desafios regulatórios e protetivos da GIG Economy, bem como o futuro do trabalho e as novas tecnologias. Participam dos debates o juiz Firmino Alves Lima, titular da 1ª Vara do Trabalho de Piracicaba e gestor regional do Programa Nacional de Prevenção aos Acidentes do Trabalho e a desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, vice-presidente judicial do TRT-15.

A terceira mesa-redonda vai abordar o tripartismo, a negociação coletiva e o diálogo social, sob o ponto de vista da reforma trabalhista e do direito ambiental do trabalho. A conferência de encerramento com o tema O Futuro do Trabalho, Desafios e Perspectivas sobre Um Direito Social para o Próximo Milênio será proferida pelo catedrático em Direito do Trabalho e Seguridade Social na Faculdade de Direito da República do Uruguai Juan Raso Delgue, que também é consultor da OIT em matéria de Emprego, Formação Profissional e Negociação Coletiva. A apresentação estará a cargo da diretora da Escola Judicial do TRT-15, desembargadora Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa.

Ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, em 1969, a OIT é a única agência das Nações Unidas que tem estrutura tripartite, composta por representantes de governos, empregadores e trabalhadores de 183 Estados-membros. Responsável pela formulação e aplicação das normas internacionais do trabalho (Convenções e Recomendações), a OIT busca promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. Para a OIT, o trabalho decente é condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável. O Brasil é um dos membros fundadores da instituição e participa da Conferência Internacional do Trabalho desde sua primeira reunião.

 

Foto 1 –  Presidente do TRT-15, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes.

Foto 2 – Sede do TRT-15.

Crédito: Divulgação TRT-15.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

NOVO PROGRAMA JORNADA EXPORTADORA DA APEXBRASIL ESTREIA NA COLÔMBIA

A primeira edição do novo programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos …

Facebook
Twitter
LinkedIn