DIVERSIDADE MARCA EDIÇÃO PAULISTANA DO MEGA STARTUP WEEKEND

As startups, empresas jovens com alto índice de crescimento, já são conhecidas por seus modelos diferentes de gestão. Normalmente com negócios inovadores, possuem equipes que apostam na criatividade e na diversidade. E a Mega Startup Weekend, evento realizado pela Ultragaz em São Paulo, abriu as portas para a inclusão e a criatividade.

O evento contou com a presença de mais de 400 pessoas, que puderam apreciar as 200 ideias iniciais apresentadas pelos participantes. Ao final, 49 projetos concorreram às premiações e 3 vencedores foram anunciados em cada uma das cinco áreas: Youth, Retail, Legal, Blockchain e Agro.

O júri, formado por profissionais com experiência de negócios nas categorias analisadas e conhecimento em projetos de inovação, ficou responsável por avaliar as ideias. André Conde, Head de Negócios Global para Agrochemicals da Oxiteno, assistiu às apresentações dos concorrentes da categoria Smart Agro e elogiou o evento. “A indústria do Agronegócio exige cada vez mais tecnologias que contribuam com o aumento da produtividade no campo. Iniciativas como o MEGA Startup Weekend vêm ao encontro dessa necessidade. Para a Oxiteno, essa é uma oportunidade para pensarmos o futuro do agronegócio e para trabalharmos em soluções que desempenharão papéis relevantes frente aos desafios desse mercado”, diz.

Entre os concorrentes de Agro, o primeiro lugar ficou com o grupo Horta em Casa, que criou uma ferramenta para o cultivo de hortas dentro das residências. Na categoria Blockchain, a Smart Supply foi criada para facilitar o processo de documentos entre os agentes da cadeia dentro de uma rede de transações seguras. Em Legal, o grupo Tenho Direito criou uma ferramenta digital de soluções para atender consumidores que têm desgastes com cobranças indevidas. Em Retail, a Contrate Certo criou uma plataforma que liga vagas de trabalhos de lojistas com pessoas que estão disponíveis no mercado e com jornadas variadas. E em Youth, a startup Veg&Tal criou uma entrega de comida vegetariana e suas categorias.

O mais novo dos participantes, o pequeno Guilherme Alves, de apenas 9 anos, provou que idade não tem limites. O garoto fez questão de provar que as ideias podem vir de todas as faixas etárias. “Aprendi bastante. A minha irmã mais velha que me inscreveu e eu queria fazer algo para o meu futuro. Enquanto outras crianças só pensam em brincar, eu penso no meu futuro”, revelou o garoto.

Os mais velhos também marcaram presença, mostrando que a diversidade é o caminho para empreender melhor. E estavam determinados, inclusive, a mudar suas próprias carreiras. É o caso da artista plástica Helena Kavaluinas. Com 58 anos, a mais velha no evento, estava orgulhosa de justamente conhecer o pensamento dos mais novos para pensar em algo novo: “A ideia de ver os jovens pensando o mundo me fascina. É a terceira vez que participo. E eu como artista plástica destaco nuances, penso em detalhes. E a criatividade que me chama atenção. Em vim em busca disso”, afirmou Helena.

O representante da Techstar no Brasil, empresa que trouxe o evento em parceria com a Ultragaz, Olavo Bevilaqua, afirma que um evento com 5 temas é algo inédito no mundo inteiro e foi um desafio tão grande que se não tivesse a Ultragaz por trás não seria possível. “Nosso trabalho é transformar a vida das pessoas, torná-las futuros empreendedores. E não importa se você ganha ou perde uma competição como essa. Muitas que não ganharam, hoje são empresas muito grandes e até muito conhecidas no mercado”, disse.

O diretor de operações da Ultragaz, Ricardo Colpo, complementa que a empresa é voltada para a inovação. “Sempre apoiamos o empreendedorismo para a construção e desenvolvimento do Brasil. Ao longo do caminho, acertamos e erramos, mas sempre com o olhar no futuro. Mas é assim que se cresce. É esse o caminho que os novos empreendedores devem trilhar”, declarou.

A Ultragaz é líder no mercado brasileiro de distribuição de GLP, fornece mais de 1,7 milhão de toneladas de GLP para mais de 11 milhões de domicílios e 54 mil clientes empresariais. A empresa possui cerca de 3,5 mil funcionários e sua rede de revendedores parceiros tem cerca de 6 mil lojas.

Sempre lembrada por ser inovadora, a companhia faz parte do Ultra, um dos maiores grupos empresariais do Brasil, com atuação nos segmentos de distribuição de combustíveis (Ipiranga), na indústria de especialidades químicas (Oxiteno), no segmento de armazenagem para granéis líquidos (Ultracargo) e no setor de varejo farmacêutico (Extrafarma).

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

RCELL CRIA LOJA VIRTUAL PARA ATENDER PEQUENO EMPREENDEDOR E FACILITAR COMPRA E CRÉDITO

Líder em informática, na distribuição de smartphones, games e eletroeletrônicos, a Rcell passa a ter …

Facebook
Twitter
LinkedIn