
O aumento expressivo de casos de fraudes e golpes telefônicos tem intensificado a necessidade de desenvolver soluções eficazes para mitigá-los. Nesse contexto, a DMA, empresa especializada em soluções de autoatendimento digital e visual para call centers, desempenha um papel de destaque com sua tecnologia Protect Call, que identifica e bloqueia chamadas fraudulentas diretamente nos smartphones. Até 31 de dezembro de 2024, a solução atingiu a marca de mais de 6,2 milhões de tentativas de golpe bloqueadas, sendo 5,5 milhões registradas somente em dezembro.
Por meio de uma comunidade empresarial colaborativa composta por mais de 150 das maiores empresas do Brasil – incluindo bancos, operadoras de telecomunicações, varejistas e empresas de saúde –, a DMA utiliza sua tecnologia para identificar cerca de 4 mil números suspeitos diariamente, sendo que cada um deles pode realizar até 260 mil tentativas de golpe por dia.
A Protect Call funciona de forma proativa, identificando e bloqueando chamadas fraudulentas antes mesmo que sejam atendidas. A solução emite um alerta visual diretamente na tela do celular, informando o usuário sobre a tentativa de golpe.
Somente no dia 19 de dezembro de 2024, a solução evitou mais de 380 mil golpes, um marco significativo que destaca a eficácia da tecnologia. Atualmente, 130 milhões de smartphones no Brasil já estão aptos a receber essa proteção, reflexo da rápida adesão por parte das empresas. “Essa adesão acelerada demonstra a preocupação do setor corporativo em enfrentar um problema crítico que impacta diretamente os consumidores e a reputação das empresas”, afirma Rui Vasconcelos, CISO da DMA.
Além de possuir uma unidade de negócios dedicada exclusivamente à segurança, a DMA continua investindo em inovações constantes e na expansão de sua atuação. “Nosso objetivo é transformar o relacionamento entre empresas e pessoas, assegurando que as tentativas de golpe sejam cada vez mais ineficazes”, ressalta Rui.
A DMA é uma empresa de soluções exclusivas e patenteadas voltadas à digitalização e à segurança no relacionamento entre empresas e clientes. Oferece soluções inovadoras e B2B colaborativas, baseadas na nuvem, por meio de uma plataforma altamente escalável, voltada para a aceleração digital e segurança de empresas. Constituída na Suécia, a plataforma DMA melhora o engajamento do cliente no atendimento, venda, cobrança, pesquisa e outras necessidades de comunicação, reduzindo os custos de atendimento e aumentando a receita para as empresas usuárias. Foi fundada em 2014 e possui escritórios na Suécia, EUA, Brasil e México. Chegou ao Brasil em 2018 e já alcançou mais de 1 bilhão de chamadas digitalizadas por meio de sua comunidade. A solução está presente nas maiores empresas de diferentes segmentos e se tornou uma das principais alavancas da transformação digital do país.
Foto: Rui Vasconcelos, CISO da DMA.
Crédito: Divulgação.