DR SHAPE ABRIRÁ 27 NOVAS LOJAS FRANQUEADAS EM 2016

09 de janeiro de 2016.
A preocupação dos
brasileiros com a saúde, a estética e o bem-estar rendeu ao setor fitness um faturamento
de R$ 6,5 bilhões em 2014 – somente a indústria nacional de suplementos
nutricionais fechou 2015 com um faturamento de cerca de R$ 1,4 bilhão, com
crescimento de 15% de produção, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes
de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (Brasnutri). Os
impactos positivos do segmento afetaram também os negócios da Dr. Shape, maior
rede de franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos do Brasil: só
em 2015, foram inauguradas oito lojas franqueadas em todo o País, além de uma
mega matriz em São Paulo, reinaugurada no segundo semestre deste ano.
Localizadas em Campos
de Goytacazes (RJ), Mafra (SC), Brasília (DF), Itabuna (BA), Feira de Santana
(BA), São Luís (MA), São Carlos (SP) e Divinópolis (MG), as novas lojas da
marca fazem parte do plano de expansão da empresa, que fechou 2015 com 25
unidades em funcionamento, no total, e outras 22 em fase de implantação. Para
2016, a expectativa é que a Dr. Shape inaugure 27 unidades. “Em 2015, passamos
de 17 para 25 lojas, um crescimento bastante expressivo, de quase 50% em número
de lojas. Estamos muito felizes”, comemora o sócio-franqueador, Roberto Kalaes.
Mesmo num ano de
crise, a franqueadora decidiu investir em sua loja matriz, realizando uma
grande obra para sua reinauguração. Instalada no Centro da cidade de São Paulo,
a mega loja conta um novo espaço, com 300m² de conforto e um mix de produtos
ainda mais completo para os clientes. Além dos artigos esportivos, vitaminas e
suplementos, já tradicionais na rede, a matriz também prioriza a alimentação
saudável, considerada a nova tendência do mercado, oferecida no próprio local
para lanches e refeições rápidas.  Outra
novidade é o espaço Vitafor, onde podem ser encontrados todos os produtos deste
fabricante em um único local. Além disso, a loja conta também com uma área
reservada para treinos funcionais e práticas de esportes.
Segundo Kalaes,
durante períodos de crise, não existem facilitadores – e, sim, trabalho e
investimento redobrados para a conquista dos melhores resultados possíveis. “A
expectativa da rede com o novo espaço é se firmar ainda mais como uma das
melhores lojas do Brasil no segmento. Mesmo numa época de retração econômica,
não nos privamos de fazer este investimento porque acreditamos no potencial do
mercado”, destaca.
Com foco total para
evitar a crise, a Dr. Shape segue de olho nos interesses de seus clientes, com
investimentos que visam o oferecimento de um mix de produtos maior e mais
acessível, com o melhor custo-benefício do mercado. Outro foco da marca é a
finalização de dois novos modelos de franquias de pequeno porte, que deverão
ser oficialmente implantadas em 2016: o ponto de venda avançado e uma loja
móvel. Ainda em formatação, esses dois modelos só serão lançados no segundo
semestre e não têm números de investimento fixados ainda. “2015 foi um ano
desafiador para diversos segmentos no Brasil, porém, com foco e esforços
redobrados, conseguimos nos sustentar – e até crescer – diante da crise. Para
aumentarmos esses números no que se iniciará, investiremos em estratégias de
mídia, reforçando nossa inteligência digital, com foco na fidelização dos
clientes”, finaliza o empresário.
Em 2002, o advogado
Paulo Fernandes estava insatisfeito com a carreira jurídica. Encontrava
‘alívio’ na prática esportiva, à qual se dedicava com afinco e comprometimento.
Fernandes consumia suplementos alimentares para viver com mais saúde e
qualidade de vida e não entendia por que estes artigos eram ‘vítimas’ de tanto
preconceito e desinformação. Tomou uma decisão para resolver ambas as questões:
largou seu emprego e montou uma loja de suplementos alimentares na região
central da cidade de São Paulo, a Dr. Shape Suplementos. Queria promover o
consumo de tais itens compartilhando com os clientes informações corretas e de
qualidade.
Durante 10 anos, o
advogado viu sua loja crescer e se tornar referência. Além de vender
suplementos, passou a comercializar outros itens, como acessórios para a
prática esportiva e vestuário fitness, entre outros. Os clientes passaram a
perguntar em quais outras regiões da cidade havia lojas da Dr. Shape – um
indicativo de que era hora de crescer. Fernandes, então, aliou-se a dois
especialistas em franchising – Roberto Kalaes, ex-executivo do Grupo Microlins,
no sistema há 20 anos, e Felipe Kalaes, que atua com franquias há uma década. A
dupla transformou a Dr. Shape em uma rede de franquias.
Em quase dois anos
como franquia, a Dr. Shape Suplementos conta com 23 lojas em operação e outras
22 em fase de implantação.
Fotos 1 e 2 – Unidade do Dr. Shape.
Crédito: Divulgação.

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