EASTMAN DEMONSTRA SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS EM CONFERÊNCIA DO SETOR DE EMBALAGENS

A Eastman, fornecedora global de plásticos especiais, exibe seus polímeros para embalagens sustentáveis ​​na The Packaging Conference (TPC) em Austin, Texas. O evento teve início nesta segunda feira (03/02) e segue até a próxima quarta feira (05/02). A empresa demonstra como reinventou seus processos de produção de materiais e substituiu o carvão e o gás natural por resíduos de plástico como matéria-prima. As tecnologias de reciclagem circular avançada da empresa, a tecnologia de renovação do carbono (CRT) e a tecnologia de renovação do poliéster (PRT), usam resíduos de plástico difíceis de reciclar para criar novos materiais com zero de perda em desempenho, segurança ou estética. “Na Eastman, estamos comprometidos em ativar a economia circular com produtos para embalagens sustentáveis ​​para nossos clientes”, disse Scott Ballard, vice-presidente e gerente Geral da divisão de Plásticos Especiais na Eastman. “Por meio de nossas novas tecnologias de reciclagem, estamos enfrentando os desafios de sustentabilidade em toda a cadeia de valor”, completou.

As tecnologias de reciclagem circular avançada da Eastman oferecem soluções de início e fim de vida para embalagens plásticas que, de outra forma, poderiam acabar em aterros sanitários. Esses processos criam novos produtos com altas porcentagens de conteúdo reciclado alcançado por meio da alocação certificada de balanço de massa, sem diminuir o desempenho. As novas metodologias também permitem soluções que fecham o ciclo, de forma que os produtos resultantes possam ser infinitamente reciclados. A companhia está utilizando esses procedimentos para aplicações em embalagens de cosméticos, de alimentos e de bebidas e em sua linha completa de resinas para filmes retráteis, incluindo seus copolímeros Eastman Embrace Encore™ e Eastman Embrace Float™, aprovados por Análise Preliminar de Risco.

A empresa apresentou pela primeira vez suas inovações para embalagens sustentáveis ​​de cosméticos na Luxe Pack Monaco e ganhou o Luxe Pack in green 2019 na categoria Iniciativas Responsáveis ​​por ativar a economia circular por meio de três processos de reciclagem, incluindo a tecnologia de reciclagem mecânica, além das tecnologias reciclagem circular avançada da Eastman. Durante o evento, a Eastman introduziu a próxima geração do bioplástico de engenharia Eastman Trēva™, fabricado tanto com conteúdo de base biológica quanto com conteúdo reciclado certificado, e exibiu os copoliésteres Eastman Cristal Revēl™, uma nova linha de poliésteres compostos de conteúdo reciclado pós-consumo (PCR).

A tecnologia de renovação do carbono utiliza diferentes resíduos de plásticos, ​​que são desviados dos aterros, para gerar gases de síntese para uso em produtos Eastman, incluindo o Trēva. A tecnologia de renovação do poliéster usa a glicólise para transformar os resíduos de PET em seus blocos de construção fundamentais, que são, então, usados ​​para produzir poliésteres circulares, que podem reivindicar altos níveis de conteúdo reciclado, sem comprometer a qualidade. Uma fase posterior da tecnologia de renovação do poliéster utilizando metanol para quebrar uma grande variedade de resíduos de poliésteres estará totalmente operacional até 2022.

Em Austin, a Eastman liderará uma sessão chamada “Revolucionando Materiais”, amanhã, 4 de fevereiro, sobre marcas que estão mudando para plásticos reciclados para seus produtos e embalagens. Adicionalmente, a empresa estará no estande 19 mostrando essas soluções em materiais sustentáveis.

A Eastman é uma empresa global de materiais avançados que produz uma ampla gama de produtos encontrados em itens que as pessoas usam todos os dias. Com o propósito de melhorar a qualidade de vida de uma maneira considerável, a Eastman trabalha com seus clientes para entregar produtos e soluções mantendo um compromisso com a segurança e com a sustentabilidade. O modelo de crescimento da empresa impulsionado por inovação é favorecido por plataformas de tecnologia de classe mundial, profundo engajamento com cliente e desenvolvimento de aplicações diferenciadas, para ampliar sua posição de liderança em atrativos mercados finais, tais como transporte, construção civil e produtos de consumo. Como uma empresa inclusiva e diversificada, a Eastman emprega, aproximadamente, 14.500 pessoas ao redor do mundo e atende clientes em mais de 100 países. A companhia alcançou, em 2018, aproximadamente, 10 bilhões de dólares em receitas e está sediada em Kingsport, Tennessee, EUA.

 

Foto: Scott Ballard, vice-presidente e gerente Geral da divisão de Plásticos Especiais na Eastman.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

UMA HISTÓRIA DE PROTAGONISMO NO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

ARTIGO DE RAFAEL CERVONE O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que …

Facebook
Twitter
LinkedIn