ECONOMIA EM RODAR COM GNV CHEGA A 64%

31 de março de 2016.
A  competitividade do gás natural veicular
(GNV) continua em alta no ano de 2016.  É
o que aponta novo levantamento da Associação Brasileira das Empresas Distribuidora de Gás Canalizado
(Abegás), a partir de dados divulgados pela Agência
Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no mês de fevereiro.
O Rio de Janeiro registrou o maior grau
de economia frente ao etanol, chegando a 64%,
índice mais alto já registrado pelo boletim desde outubro de 2015. Para o consumidor, o custo por quilômetro
com o GNV no Rio sai, em média, por apenas R$
0,16, chegando a R$ 0,36 com gasolina e R$ 0,45 com etanol. Para um motorista que roda, em média, 2.500
km/mês, a economia pode chegar a R$ 700 no  abastecimento.
Em comparação ao etanol no desempenho por
quilômetro rodado, a economia do GNV ficou
acima dos 50% em 16 unidades da federação: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do
Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco,
Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
A análise aponta ainda que mesmo em
outros estados o valor que o consumidor economiza
ainda é bastante expressivo. A menor vantagem apresentada pelo GNV frente aos demais combustíveis é de 40%, no
Amazonas. “O estudo da Abegás
mostra mais uma vez que a economia proporcionada
pelo Gás Natural Veicular (GNV) é igual ou superior a 50% em  comparação com o etanol em 16 estados
brasileiros e, frente à gasolina, em seis estados. 
O Brasil precisa incentivar mais o GNV. Além de mais econômico, o energético é um forte indutor de
políticas ambientais, reduzindo o volume de emissões
de CO2 nas cidades”, destaca o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon.
O estudo utiliza como
veículo de referência o Fiat Siena, que já
traz em seu manual uma estimativa de consumo médio com os três combustíveis.Com
ele é possível percorrer 13,2 km com um metro cúbico de GNV, 10,7 km com gasolina
e 7,5 com etanol. A base para o cálculo de economia mensal também se baseia em veículos que rodam cerca
de 2.500 km por mês. 
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