EDUCAÇÃO INFANTIL É ENORME DESAFIO PARA O BRASIL NO SÉCULO 21

09 de junho de 2015.
ARTIGO DA DEPUTADA FEDERAL ANA PERUGINI

Um dos maiores desafios sociais, e, com certeza, éticos, para
o Brasil no século 21, será o oferecimento de vagas para todas as crianças na
educação infantil. Com uma educação infantil, de fato satisfatória, em termos
quantitativos e qualitativos, o país terá um capital humano exponencial para
fundamentar um desenvolvimento sólido, justo e equitativo.



Importantes
mudanças já foram verificadas nesse campo nos últimos anos. Com mudanças na
legislação e de conceitos pedagógicos, a educação infantil deixou o campo da
assistência social para ser encarado como uma missão da área educacional.



Esta
transformação essencial deve-se à multiplicação de estudos e pesquisas
apontando para o fato de que uma educação infantil adequada representa um
diferencial para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Cuidados
apropriados na infância, com métodos pedagógicos eficientes, representarão um
salto enorme na educação da criança nas etapas posteriores de sua trajetória
educacional.



Mas
realmente ainda é enorme o trabalho pela frente, para garantir escolas para
todas as crianças de 0 a 5 anos. Em 2013, quase 90% das crianças, de 4 e 5
anos, já estavam matriculadas, mas somente 28% das crianças, entre 0 e 3 anos,
estavam nas mesmas condições.



Além
disso, há o essencial aspecto da qualidade da educação infantil oferecida.
Escolas com número apropriado de alunos por professor, com recursos pedagógicos
indicados para as respectivas idades e alimentação ideal, representam um dilema.



Em muitas
cidades, também há o aspecto da gestão da educação infantil, sobre a presença
do setor público e eventual participação do setor privado e da sociedade civil
no oferecimento de vagas.



Dar uma
atenção merecida para a educação infantil tem agora o significado de mudança
cultural, em um país que, historicamente, nunca teve cuidados devidos nessa
faixa etária. Na realidade, o olhar para a criança, como cidadã com todos os
direitos e deveres, é muito recente, data da Constituição de 1988 e do Estatuto
da Criança e do Adolescente, de 1990.



Será um
enorme ganho civilizatório assegurar uma educação infantil satisfatória, em
bases qualificadas. Um país deve ser avaliado pelo que faz por suas crianças.
Com um Plano Nacional de Educação, como roteiro, o Brasil tem a oportunidade de
fazer a revolução do conhecimento.



Ana
Perugini é deputada federal da bancada paulista do Partido dos Trabalhadores,
efetiva na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
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