EM 2016, ZAP MOSTRA TODO SEU POTENCIAL EM BIG DATA COM ESTRUTURAÇÃO DE ÁREA DE INTELIGÊNCIA

28 de dezembro de 2015.
Dando continuidade ao
seu processo de expansão, o ZAP entra na área de inteligência imobiliária
estruturando a DataZAP. Com o objetivo de prover dados e serviços para o
mercado imobiliário, a DataZAP desenvolverá estudos regionais e setoriais,
análises de risco e retorno de carteiras de ativos, além de ser pioneiro no
desenvolvimento de Modelos de Avaliação Automatizadas, também conhecidos como
AVMs (Automated Valuation Models). “Queremos agregar valor para todos os
agentes que participam do setor imobiliário por meio de produtos inovadores que
auxiliem na decisão de construir, investir, financiar ou negociar no segmento
imobiliário”, afirma o CEO do ZAP, Eduardo Schaeffer.
As primeiras
iniciativas da DataZAP serão para desenvolver análises a partir dos AVMs,
inéditos no Brasil. Os AVMs são modelos matemáticos e estatísticos que estimam
o valor de um imóvel, ou de uma carteira de imóveis, por meio de um banco de
dados. “Esse conceito é muito disseminado nos Estados Unidos, Europa e Ásia e
acreditamos que esta ferramenta será muito bem-vinda ao mercado brasileiro”,
enfatiza Danilo Igliori, chairman da DataZAP.
Outra vantagem dos
AVMs é que eles podem complementar ou até substituir avaliações imobiliárias
presenciais, que têm alto custo. A margem de erro das avaliações por AVM em
muitos casos são comparáveis à das avaliações presenciais, com a vantagem de
não envolverem julgamentos subjetivos. “Um ponto interessante desta tecnologia
é que ela não requer que a propriedade já tenha sido transacionada para gerar
uma estimativa e, por isso, não inclui otimismos momentâneos com o valor do
imóvel. Também é uma aplicação consagrada internacionalmente por detectar
fraudes”, explica Igliori.
Com o apoio dos AVMs
a DataZAP também poderá fazer simulações sobre novos empreendimentos e projetos
de desenvolvimento urbano. Por exemplo, analisando o quanto uma nova estação de
metrô pode impactar nos preços futuros de uma determinada região. A DataZAP
iniciou suas atividades com foco nas grandes cidades do país, particularmente,
nas regiões metropolitanas de São Paulo e de Rio de Janeiro. “Mas a equipe já
tem como meta expandir o território analítico para outras regiões o mais rápido
possível”, enfatiza Sergio Castelani, economista chefe da DataZAP.
Para criar este banco
de dados complexo e preciso, a DataZAP partirá da base do ZAP, que hoje conta
com mais de 15 milhões de registros de imóveis e sete milhões de usuários.
Assim, integrar a base do Zap com diversas outras fontes de dados será um dos
principais diferenciais da DataZAP.
O ZAP
(www.zapimoveis.com.br) é o maior portal imobiliário do Brasil. Empresa do
Grupo Globo, o site se destaca por reunir o maior e mais qualificado número de
ofertas, além de soluções e informações para quem quer alugar, comprar ou
vender. Com uma base de dados atual e confiável, o ZAP também fornece
informações estratégicas para analistas do Brasil e do exterior sobre as
relações entre a oferta e a demanda de imóveis em todo o País. Possui mais de 7
milhões de usuários e mais de 11 milhões de visitas por mês às suas mais de um
milhão de ofertas listadas
Foto: CEO do ZAP, Eduardo Schaeffer.
Crédito: Divulgação.
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