EM ANO DE CRISE EMPRESA DE CAMPINAS DEVE CRESCER ACIMA DE 40% EM 2015

28 de abril de 2015.
A Sherman Filmes Ópticos do Brasil,
com sede em Campinas (SP), atua no segmento de filmes ópticos para segurança  e sinalização. É a única empresa que fabrica
películas refletivas prismáticas na América Latina. Mesmo com a crise
econômica, a queda nas vendas de automóveis e caminhões e a alta do dólar, a
empresa cresceu 40% em 2014  e atingiu um
faturamento de R$ 28 milhões e deve fechar 2015 com um faturamento de R$ 38
milhões. O diretor presidente da Sherman, Eduardo Matos, disse que no final de
2014 a empresa ganhou uma licitação aberta pelo Detran SP para fornecer as
placas de veículos em todo o Estado de São Paulo “Com essa vitória nessa
licitação, a Sherman passou a ter automaticamente mais de 50% de participação
no mercado de placas de carro, pois o Estado de São Paulo tem mais de 50% da
frota que circula no país”, diz.
Para atender à essa demanda de
mercado, a Sherman está operando com sua capacidade máxima de produção em três
turnos. Para 2016, a empresa pretende implantar mais uma linha de produção com
investimento previsto de R$ 4 milhões.Dentro do planejamento estratégico da
Sherman está o de criar um centro de distribuição no nordeste, que é um mercado
de grande potencial e hoje o maior problema é o prazo de entrega dos produtos
para as regiões norte e nordeste que gira em torno de nove dias, enquanto que
nas demais regiões do país esse prazo é de 24 a 48 horas.
Eduardo Matos disse ainda que a crise
econômica preocupa, no entanto, ele destacou que o crescimento da Sherman
ocorre devido a algumas ações  de
mercado. Ele revelou que no meio do ano passado, A Sherman já previa que 2015
seria um ano difícil e de crise. “Eu mantive os meus preços estáveis por
questão de preparação para essa crise de forma que os meus concorrentes, com
esse aumento do dólar que apareceu no fim do ano, eles reajustaram seus preços
e eu por estar fabricando no Brasil tive uma postura explícita para os clientes
mais próximos e disse que manteria os preços. Muitos clientes, mesmo diante
dessa crise mantiveram conosco algumas programações que tinham antes por
questões de contrato e alguns clientes novos apareceram, pois não queriam
aceitar as condições novas dos concorrentes, então aumentamos o nosso portfólio
de clientes  durante essa crise”,
explicou.
Inicialmente focada na produção e
comercialização de películas retro-refletivas para placas veiculares, segmento
com níveis de crescimento elevados em comparação com a média da indústria e que
contava com a obrigatoriedade do uso em motocicletas, a Sherman decidiu
participar do mercado de Faixas Refletivas para Carrocerias e para-choques,
segmento com crescimento moderado, mas com características de distribuição e
preço atraentes, comparados à placa veicular que se restringia a um
distribuidor master de abrangência nacional.
Uma vez que a Sherman
é a única empresa que fabrica películas Refletivas Prismáticas na America
Latina frente a concorrentes de grande porte multinacionais e com marca e nomes
consolidados no mercado há anos, foram priorizados itens como eficiência, qualidade,
custo, relacionamento com o cliente e competitividade. política clara de
distribuição. “Os índices de devolução e reclamações técnicas envolvendo as
Faixas Refletivas têm se mantido próximo de zero desde o início das vendas,
graças a esta decisão de manter a qualidade alta como um parâmetro crucial”,
explica Matos.
A empresa oferece ao
mercado produtos de qualidade superior e longa durabilidade, aprimorando a
tecnologia e trabalhando com alto nível de integração em todos os segmentos de
atuação, sempre buscando manter valores competitivos no mercado.
Por ser uma empresa
100% brasileira, situada em um polo tecnológico, próxima ao único laboratório
de estudo da luz, o Laboratório Nacional de Luz Síncroton, há vantagens em
relação aos concorrentes quando se fala em valor de venda. “Outra vantagem é
que mesmo em momentos de crise, como o aumento do dólar, a empresa continua
crescendo pois além das vendas ganhamos o share das empresas que importam,
trazendo segurança para o mercado e para os clientes”, enfatiza Matos. Além
disso, a qualidade do material é excelente, já que as faixas podem durar até 10
anos proporcionando maior confiabilidade para os clientes no momento da venda.

Hoje, a empresa
celebra sua posição no mercado. Para o setor de sinalização e segurança, a
Sherman produz e comercializa películas para placas veiculares, películas para
cones e delineadores, películas para sinalização de frotas, faixas de
carroceria e para-choque e a FAIXA OURO® (dispositivo auxiliar). A empresa tem
suas películas homologadas e aprovadas pelo DENATRAN para comercialização em
todo o território nacional. A área de segurança veicular representa 67% e a
área de sinalização representa 28% do faturamento da empresa. 

Fotos 1 e 3 – Caminhões com faixas refletivas.
Foto 2 – Diretor presidente da Sherman, Eduardo Matos
Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

TURISMO DE NEGÓCIOS FOMENTA TAXA DE OCUPAÇÃO NO BLUE TREE TOWERS VALINHOS

O turismo de negócios se fortalece cada vez mais na Região Metropolitana de Campinas (RMC) …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn