EMATER VAI APRESENTAR TÉCNICAS PARA MELHOR CONSUMO DO PEIXE

Quem visitar o Rural Show 2016, de 7 a 10 de julho, em Nova Petrópolis (RS), terá a oportunidade de aprender um pouco sobre as técnicas de Processamento Artesanal de Pescado, no “Espaço Carnes”, coordenado pela Emater.Crédito - EMATER 2

A partir dos métodos apresentados, a entidade pretende estimular o melhor consumo do pescado. “Quem não sabe cortar o peixe, não sabe comê-lo”, afirma o zootecnista e assistente técnico Regional de Produção Animal da Emater-RS/Ascar Lajeado, João Alfredo de Oliveira Sampaio. “Queremos ensinar ao produtor e ao público em geral, como eles e suas famílias podem consumir esse alimento da maneira correta. Além disso, queremos apresentar uma perspectiva de novo negócio, com venda direta para o consumidor”, completa.

Nas oficinas que serão realizadas no Rural Show, Sampaio vai trabalhar com peixes já mortos e eviscerados. Na primeira etapa, o extensionista passará informações sobre o abate do peixe e como deve ser realizada a retirada das vísceras.

Após, apresentará uma série de propostas de corte, de acordo com a receita em que a carne será utilizada. “Por exemplo, o corte do filé é raiado, assim, os ossos, popularmente conhecidos como espinhos, ficam tão pequenos que não tem risco de acidentes na hora do consumo”, explica o extensionista. “Além de resolver o problema dos engasgos, essa demonstração também desmistifica tabus alimentares relacionados aos peixes”, conclui.

Depois desta fase, a carne cortada será processada de diferentes formas e utilizada na elaboração de receitas produzidas ao vivo para os visitantes em uma mini cozinha montada no Espaço Carnes.

Os pratos elaboraCrédito - EMATERdos serão colocados para a degustação do público que assistir a demonstração dos cortes. “Vou apresentar várias opções de cardápio”, antecipa Sampaio. “O consumidor que desejar, poderá comprar seu peixe e colocar em prática o que aprendeu, criando as receitas que mais gosta em casa”, indica.

No Rural Show, todo o processo será feito com carpas. No entanto, os ensinamentos são válidos para a grande maioria dos peixes disponíveis no mercado. “Eu priorizo treinar as pessoas com os peixes que são mais comercializados pelos nossos produtores. Todas as técnicas de processamento que ensinamos podem ser utilizadas dentro da nossa cozinha”, finaliza.

Promovido pela Cooperativa Piá, Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis e Emater-RS/Ascar, com apoio do Milkpoint, o Rural Show é considerado o maior evento da agricultura familiar do Brasil.

 

Foto 1 – Sampaio realiza o Processamento Artesanal de Pescado.

Foto 2 – Retirada de nadadeira dorsal durante oficina de Processamento Artesanal de Pescado.

Crédito: EMATER

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PODCAST PANORAMA DE NEGÓCIOS MOSTRA SOBRE A ATUAÇÃO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

O Podcast Panorama de Negócios vai abordar neste episódio sobre a indústria da Construção Civil. …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn