EMPRESA APOSTA EM SUSTENTABILIDADE E TRANSFORMA CONTAINER EM AMBIENTE RESIDENCIAL E OUTRAS FUNCIONALIDADES

A Renove Container, empresa especializada em criar ambientes sustentáveis com foco em escritórios, comércios e residências em container, está no mercado há pouco mais de um ano e comemora os resultados que tem sido alcançados com 15 projetos desenvolvidos. Fundada pela arquiteta Tuani de Miranda e pelo administrador Vinicius Pratalli,  em 2016, é uma empresa de adaptação e restauração de containers que tem seu escritório e showroom no distrito do Campo Grande em Campinas (SP) e tem em sua política os 3 Rs, reduzir, reusar e reciclar. Com um investimento inicial de R$ 200 mil os sócios calculam que a partir de 2018 já consigam obter lucro no negócio. Apostando na arquitetura inteligente com foco na construção sustentável, a empresa idealiza projetos desde a planta à implantação e não descarta se lançar no futuro no mercado de franquia. Renove Container_Créd Matheus Scaranello (215)

O objetivo principal da empresa é mostrar que é possível acreditar na revolução e evolução da arquitetura em uma era voltada à preservação e restauração do meio ambiente. Normalmente o tempo de vida útil de um container geralmente utilizado para transporte de cargas de exportação e importação através de via marítima é de 10 anos. Depois disso, muitas vezes vira sucata e os sócios da Renove Container encontraram uma forma de substituir as construções convencionais por uma forma sustentável, confortável e de forma econômica. “A nossa proposta é pegar aquela sucata  e transformar em algo que você consiga  morar, trabalhar, ou ter um negócio e hoje as empresas pequenas e médias buscam no container muitas vezes uma alternativa à locação, pois há situações em que a locação necessita de uma reforma e o custo pode ser elevado. Quando se adquire um container  você está adquirindo um patrimônio que você tem facilidade para mudar de lugar e no caso de descontinuidade do negócio pode se capitalizar vendendo o container. O contêiner tem ainda uma vantagem com relação ao prazo de execução e a entrega”, explica Vinicius Pratalli.

A sustentabilidade e a economia são dois dos alicerces das construções em containers, pois podem ser até 30% mais baratas que a construção civil e utilizam até 80% menos água durante o processo. Além disso, os benefícios se estendem para duração da obra – geralmente entre 60 e 90 dias, redução de resíduos pelo menor uso de materiais como areia, tijolo, cimento, água, ferro, entre outros, e na maioria das vezes não requer serviços de fundação e terraplanagem.Normalmente o acabamento é feito com materiais recicláveis. O revestimento interno utiliza-se drywall e no revestimento externo placa cimentícia.Renove Container_Créd Matheus Scaranello (8)

Segundo Vinicius Pratalli, muita gente procura o container como uma alternativa econômica e na busca de uma solução diferenciada de negócio ou moradia. “Nós já executamos projetos residenciais, de comércios para escritórios, salas de aula de um centro linguístico, para conveniência, lanchonetes e pit stops, entre outros. A diversidade de negócios é imensa. O nosso escritório e o showroom são formados de containers. A opção de utilização de container é tudo que você consegue construir mudando a estrutura” diz.

A flexibilidade também é um dos pontos positivos, já que uma construção em container pode ser transportada e alocada de modo fácil, além de permitir a ampliação infinita, sem o transtorno da reforma. É possível instalar um container e depois aumentar a casa com outras estruturas iguais ou a critério do cliente.

As medidas dos containers não variam muito e existem dois tamanhos mais comuns que são o container de 40 pés, que tem 29 metros quadrados (12 metros de comprimento x 2,45 metros de largura); e o menor, de 20 pés, que tem quase 15 metros quadrados (6 metros de comprimento x 3,45 metros de largura). A altura costuma variar entre 2,60 a 2,90 metroRenove Container_Créd Matheus Scaranello (7)s. O investimento inicial é de R$ 12 mil e o custo total vai variar de acordo com o projeto a ser desenvolvido de acordo com o cliente.

Para confeccionar casas superiores a essas metragens, os containers são agrupados. Eles podem ficar lado a lado, um em cima do outro ou podem ser separados e ter uma área de integração descoberta entre os dois, como um jardim.

Com a missão de renovar estilos de vida e ampliar olhares com transparência, técnica e qualidade, a Renove Container une profissionais especializados, além de formados nas áreas de urbanismo e paisagismo que garantem o acompanhamento do desenvolvimento do projeto à execução, para evitar desperdícios e gastos desnecessários.

Vinicius Pratalli disse ainda que as formas de pagamento são das mais variadas. O cliente pode pagar durante a realização da obra por empreitada, parcelamento por cartão de crédito, pois muitos clientes tem um limite de crédito bastante elevado ou em sistema de consórcio, onde a pessoa entra em um grupo para ser sorteada ou dar um lance para ser contemplada e pode parcelar em até 180 meses.

Fotos 1 e 3 – Renove Container e showroom em Campinas.

Foto 2 – Ambiente Residencial interno em container.

Crédito: Matheus Scaranello.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

UMA HISTÓRIA DE PROTAGONISMO NO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

ARTIGO DE RAFAEL CERVONE O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn