EMPRESÁRIA CONTÁBIL “DEMITE” CLIENTES E AUMENTA EM 35% O FATURAMENTO.

11 de abril de 2016.
Após seis anos da
abertura de seu escritório contábil, a contadora Renata Lamounier e o sócio
Adriano Fonseca decidiram, em 2015, que o negócio precisaria de uma ampla
reformulação, caso quisesse seguir crescendo de maneira sustentável no longo
prazo.
A solução para isso,
porém, foi no mínimo inusitada. Ao invés de investir em prospecção e sair à
caça de novas parcerias comerciais, eles resolveram tomar justamente a rota
contrária.
Enxugaram a carteira
de clientes, focaram em segmentos específicos, como o da indústria calçadista,
forte na região de Nova Serrana (MG), onde a Suprema Assessoria Contábil está
estabelecida, e desta forma conseguiram aumentar em cerca de 35% o faturamento
em relação ao ano anterior. “Assim, conseguimos dar um tratamento diferenciado
a estes clientes e ampliar os nossos honorários com eles. Naturalmente,
atraímos também outras empresas desses setores que definimos como
prioritários”, relata Renata.
Os ajustes realizados
na gestão envolveram também a redução de custos desnecessários, a implantação
de sistemas para otimizar a gestão dos processos e a diferenciação dos seus
cerca de 60 clientes, conforme a rentabilidade propiciada ao escritório
contábil e o nível de complexidade das operações.
Dessa forma, foi possível
definir, por exemplo, quais canais de comunicação seriam utilizados para
atender cada empresa e quanto tempo a equipe precisaria dispender para se
relacionar com estes parceiros. “Tínhamos um atendimento igual para todo mundo,
mas percebemos que os clientes não são todos iguais. Para alguns, o
relacionamento é praticamente todo de forma virtual e em outros fazemos
reuniões periódicas e atuamos diretamente na empresa”, explica a contadora.
O ponto de partida
para todas essas mudanças, segundo ela, se deu após a participação no Workshop
“Contador 2.0”, do professor e palestrante Roberto Dias Duarte, em que todos
esses aspectos são dissecados a partir do método Canvas.
Com a evolução do seu
negócio, a contadora afirma não entrar mais em competição por preço com os
concorrentes de sua região, respaldada pelo aprimoramento da qualidade dos
serviços prestados por sua empresa. “O principal desafio que o empresário
contábil enfrenta hoje é em relação à modernização dos processos, que precisam
acompanhar as necessidades do mercado. Quem não se atentar para isso perderá
oportunidades e, com o tempo, tornará o seu negócio inviável. Ao perceber isso,
pudemos dar um novo rumo à nossa empresa”, analisa Renata.
Foto: Adriano Fonseca e Renata Lamounier, sócios da Suprema Assessoria contábil.
Crédito: Divulgação.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

BAZAR DAS BIAS OCORRE COM OPÇÕES DE PRESENTES PARA O DIA DAS MÃES

As empresárias e amigas Bia Milani e Bia Traldi se uniram em 2019 para trazer …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn