EMPRESÁRIO COMEMORA RECONHECIMENTO DA CACHAÇA COMO PRODUTO GENUINAMENTE BRASILEIRO

O Alcohol and Tobacco Tax and Trade Bureau
(TTB) órgão do
governo americano especializado no comércio de álcool e tabaco publicou um
registro que reconhece a cachaça como produto genuinamente brasileiro. A
negociação durou mais de uma década.

A
produção da cachaça faz parte da cultura brasileira, e este reconhecimento
evita que aconteça com o Brasil o que ocorreu com a Rússia, que perdeu o
direito exclusivo internacional de usar o nome Vodca como uma marca do país,
porque não tinha seu registro na Organização Mundial do Comércio (OMC). Em
contrapartida, o governo brasileiro agora terá 30 dias para formalizar o
reconhecimento do “Bourbon Whisky” e o “Tennessee Whisky”
como produtos genuinamente americanos.

Segundo o Instituto Brasileiro de
Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (IBRAC), economicamente
a novidade será muito boa para as cachaçarias brasileiras, pois o
reconhecimento deve impulsionar as exportações para os EUA. Hoje, são vendidos
para o mercado americano 700 mil litros por ano.

A cidade de Salinas em Minas
Gerais, considerada a Capital Mundial da Cachaça, abriga a cachaçaria Seleta, a maior do Brasil. O
proprietário da Seleta, Toni Rodrigues, fabrica cachaça há 40 anos. Toni
é uma figura folclórica para muitos, mas para outros é inspiração de
empreendedorismo inteligente. De grande barba grisalha, chapéu, um galho de
arruda atrás da orelha e prosa impagável, Rodrigues costuma circular pela cidade montado em uma de suas
mulas. Através de muita luta e desafios, o empresário visionário mudou o
cenário da então ‘pinga’ que dominava o mercado, para apresentar ao país
cachaças de grife e qualidade ímpar. Para ele, o segredo do sucesso consiste em
Conhecimento, Habilidade e Atitude. “Estar dentro de toda essa historia me traz uma recompensa muito
grande, sou feliz por ter dado início a essa fase que tanto valorizou a cachaça
no Brasil”, declara o fundador da Seleta.

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