
Um seleto grupo de empresários participou de um encontro promovido pelo LIDE Campinas na sede da Visagio, plataforma de transformação e desenvolvimento de negócios, em São Paulo. O evento teve como foco a inteligência artificial (IA) e sua capacidade de impulsionar a eficiência, otimizar processos e transformar empresas.
Leonardo Machado, sócio-fundador da Visagio e líder em Advanced Analytics e GenAI destacou como a IA automatiza tarefas repetitivas, permitindo que profissionais se concentrem em atividades estratégicas. “A Visagio nasceu em 2003 e, hoje, conta com mais de 1.000 pessoas atuando globalmente. Desde o início, trabalhamos com IA para ajudar empresas a se transformarem”, afirmou Machado.
Campinas como polo estratégico de inovação
Machado também ressaltou a relevância de Campinas para o crescimento da Visagio. “A cidade tem uma importância absurda, tanto pelo seu peso econômico quanto pelo polo tecnológico e educacional. Mantemos parcerias com universidades da região para captar talentos e impulsionar inovação”, disse.

Silvia Quirós, presidente do LIDE Campinas, reforçou que a IA é um caminho sem volta para as empresas. “É uma tecnologia que veio para agregar. Muitas pessoas temem o impacto da IA nas profissões, mas, na realidade, ela oferece ferramentas para que o ser humano se torne mais eficiente em suas funções”, pontuou.
IA impulsionando indústrias e setor público
Gilson Aparecido Pichioli, diretor de Fomento à Indústria da Prefeitura de Jundiaí, destacou que as empresas já vivem uma nova revolução industrial impulsionada pela IA. “A tecnologia se tornou essencial em todas as áreas, como administração, produção, economia e vendas. Seu uso será cada vez mais necessário para o crescimento dos negócios”, disse.
O poder público também está atento a essa transformação, conforme explicou Thiago Antunes, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Jundiaí. “A IA é uma ferramenta estratégica para tornar a gestão pública mais eficiente e transparente. Com ela, conseguimos utilizar melhor os recursos públicos e oferecer melhores serviços à população”, afirmou.
Captação de talentos e expansão da Visagio
A Visagio também busca expandir sua atuação na região e atrair novos talentos. Camila Milani, sócia da empresa e representante no LIDE Campinas, destacou a relevância das universidades locais nesse processo. “Muitos dos nossos talentos vêm da Unicamp e do polo de São Carlos. Queremos crescer comercialmente na região e contribuir com as empresas em seus desafios de gestão, tecnologia e IA”, afirmou.
O evento reforçou a importância da IA para o futuro dos negócios, mostrando que seu impacto positivo é inegável e que empresas e governo já se preparam para essa revolução tecnológica.
Foto 1 – Leonardo Machado, sócio-fundador da Visagio e líder em Advanced Analytics e GenAI.
Crédito: Divulgação.
Foto 2 – Silvia Quirós, presidente do LIDE Campinas.
Crédito: Leandro Carpegeani.