EMPRESAS APOSTAM NAS REDES SOCIAIS

A
Burson-Marsteller, empresa global líder em relações públicas e public affairs,
anunciou os resultados da terceira edição do estudo Global Social Media
Check-up, em que examina como as empresas listadas no ranking global da Fortune
utilizam as plataformas de mídias sociais mais populares como o Twitter, o
Facebook, o YouTube e, pela primeira vez, o Google Plus e Pinterest.

O estudo aponta que 87% das companhias utilizam pelo menos uma das quatro
mídias sociais analisadas como plataforma de comunicação, o que representa um
aumento de 10% no índice desde 2010. O Twitter novamente se destacou como a
plataforma mais popular, sendo utilizado por 82% das empresas analisadas, as quais
foram mencionadas no canal, em média, 55.970 vezes por mês. Em um único mês, as
100 maiores companhias globais juntas foram mencionadas um total de 10.400.132
vezes nas redes sociais, sobretudo no Twitter.

Já a ferramenta que mais cresceu foi o YouTube. O estudo aponta que houve um
crescimento de 79% no número de marcas com um canal oficial nessa rede, sendo
que, em média, cada canal coporativo tem mais de dois milhões de visualizações
e 1.700 inscritos. “O estudo indica uma tendência no crescimento da criação de
conteúdo pelas empresas da Fortune 100”, afirma Mark Penn, CEO Global da
Burson-Marsteller. “É interessante ver como, de 2010 para cá, as empresas
evoluíram no que diz respeito à produção de conteúdo, engajamento e divulgação
nas redes sociais. Cada vez mais, as empresas estão apostando em conteúdo
multimídia para compartilhar com seus seguidores no Twitter, Facebook e YouTube”,
completa. No entanto, não são apenas as empresas que estão engajando cada vez
mais nas redes sociais.

Desde 2011, o número médio de seguidores por perfil corporativo no Twitter
quase triplicou, passando de 5.076 para 14.709. No Facebook, a média de
‘curtir’ por companhia aumentou 275% desde 2010, com cerca de 152.646 ‘likes’
só em 2012. “As pessoas querem interagir e se conectar com essas empresas, e as
redes sociais são a ponte direta para essas organizações”, diz Dallas Lawrence,
Chief Global Digital Strategist da Burson-Marsteller. “O que é ainda mais
impressionante é o quanto essas companhias estão se comprometendo com seus
seguidores: 79% das contas corporativas se relacionam no Twitter por meio de
retweets e menções, e 70% das páginas de empresas no Facebook respondem os
comentários recebidos em seus murais e linhas do tempo”, avalia.

A partir desta edição, o estudo incorporou dados fornecidos pelo Visible
Technologies, líder em monitoramento de mídias sociais, análises e serviços
para companhias em todo o mundo.

O levantamento mostrou também que as empresas têm
mais contas nas plataformas sociais em relação a 2010 e 2011. Com uma média de
10,1 contas no Twitter, 10,4 páginas no Facebook, 8,1 canais no YouTube e 2,6
páginas no Google Plus. Segundo a pesquisa 74% das empresas acreditam na
importância de ter uma fan page no Facebook;93% das páginas corporativas do
Facebook são atualizadas semanalmente; 48% das empresas já estão no Google
Plus; 25% das empresas possuem conta no Pinterest e cada página corporativa do
Facebook tem, em média, 6.101 pessoas falando sobre a empresa.

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