EMPRESAS DO INTERIOR PAULISTA APOSTAM NOS DIFERENCIAIS PARA SUPERAR A CRISE

11 de agosto de 2015.
O atual cenário econômico do Brasil é manchete diária em praticamente
todos os veículos da mídia nacional. Estimativas, projeções e variações do
Produto Interno Bruto (PIB), alta do dólar e dos preços de bens de consumo,
demissões e desaceleração em quase todos os setores da economia tem abalado a
confiança da população. O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima uma
contração no PIB para este ano de 1% que resulta em uma queda de 1,5%. De
acordo com um estudo realizado pelo Conselho Federal de Economia (Confecon), o
país deve perder um milhão de postos de trabalho em 2015. A taxa de desemprego
nos primeiros meses do ano chegou a 8,1%, a maior taxa da série histórica que
começou em 2012, conforme apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE).
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), levantamento
realizado pela FecomercioSP, corrobora a insatisfação dos empresários quando a
situação atual. O ICEC atingiu o menor patamar da série histórica com queda de
5,0%. É nesses momentos de crise que o olhar estratégico e abordagem criativa
fazem toda a diferença para gerar resultados nos negócios e é isso que algumas
empresas tem feito no interior de São Paulo para superar essa fase.
Inspirados pelo pensamento do famoso cientista Albert Einstein que
acreditava que “a crise é a melhor
benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos”,
os empreendedores têm investido em diferenciais para se destacar no mercado. Um
exemplo disto é a Mega Pizza, franquia com duas unidades em Campinas, que
aposta na linguagem jovem e no fator “delivery” para atrair o público. “Atualmente as pessoas estão optando por
comer em casa, onde é possível prever os gastos”, ressalta a
proprietária Gisele Lagos. Outro grande diferencial da marca é a diversidade de
tamanhos, que variam entre quatro, oito, 16 e 22 pedaços, o último, ideal para
repartir a pizza com os amigos em ocasiões especiais. “É um investimento que requer poucos funcionários, em área reduzida, que
vem atraindo o gosto de todas as idades”, completa Gisele.
Já os empresários Cláudio Fernandes e Marcos Torrado apostaram nos
clássicos anos 50 para se destacar ao criarem a Big Jack
Hamburgueria, espaço que oferece decoração típica e clima divertido.
Reconhecida por quatro anos consecutivos pela premiação Veja Comer &
Beber Campinas, a hamburgueria aposta em um cardápio com combinações de carnes nobres como
Angus e Kobe, além de costelinha, linguicinha, salmão, soja e carnes especiais em épocas sazonais, como o bacalhau que já figurou no cardápio
durante a Páscoa. Pães artesanais são desenvolvidos para favorecer o sabor dos
lanches. “Para se destacar em um
cenário cada vez mais competitivo é necessário ser inusitado e levar ao público
combinações e acompanhamentos incríveis” comentam os empresários.
Presente em mais de 30 shoppings de norte a sul do país a Franquia
Premiatto, prova que é possível oferecer qualidade e diferencial mesmo no Fast Food. Com um cardápio que
permite mais de 150 combinações entre massas, saladas, grelhados e risotos a
rede, que nasceu na cidade de Campinas, é conhecida por oferecer comida rápida
com qualidade Premium. “Eu
tinha o objetivo de inovar e oferecer uma alimentação de qualidade. Para isso,
criei uma rede de restaurantes que tivesse como principal característica
proporcionar ao consumidor alimentação rápida, mas com pratos elaborados com
sabor e requinte” explica o empreendedor Cláudio Fernandes, fundador da
marca.
Do fast food à tradicional pizza, passando por referências
internacionais, como o hambúrguer, o que conta é inovar. Com o cenário cada vez
mais competitivo e levando à risca o pensamento “Não existe crise para todo mundo ao mesmo tempo”, subtítulo da
obra “Enquanto uns choram… outros
vendem lenços”, de Maurício Werner, que se adequa ao propósito com a
mesma maestria, os empresários do interior paulista mostram que é possível se
destacar em meio à competição e adversidades apostando frequentemente em
novidades no próprio perfil habitual para surpreender o público e sobressair-se
em tempos de crise. Isso só prova o que Platão já dizia há tempos atrás, “A necessidade é a mãe da inovação”.

Foto 1 – Claudio Fernandes da Premiatto.
Foto 2 – Hamburgueria Big Jack Atibaia.
Foto 3 – Mega Pizza.
Crédito: Divulgação.

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