EMPRESAS, INVISTAM EM ESTRATÉGIA MULTIPLATAFORMA

ARTIGO DE LIZA SCHEFER

Por mais que pareça óbvio que investir em ações com formadores de opinião, em canais de comunicação, em venda digital, em mídias sociais, em mídias externas e em tantas outras possibilidades de divulgação de marca é essencial às empresas, há ainda quem acredite que apenas a força que a marca conquistou ao longo dos anos e o Top Of Mind a mantém no mercado.

Essa decisão por não se atualizar e ficar estagnado em meio a uma era tão tecnológica e dinâmica pode ser arriscada. Segundo o relatório ‘43º Webshoppers’, criação da consultoria Ebit Nilsen com o Bexs Banco, as vendas online no Brasil cresceram 41% em 2020, movimentando cerca de R$ 87 bilhões no país. O frete grátis foi apontado como um dos principais motores para esse impulsionamento, oferecido em 43% das vendas.

Mas um bom canal de e-commerce e ofertas digitais surgiram devido à demanda da pandemia? De modo algum. Desde o boom das redes sociais e a crescente fidelização das marcas e do público consumidor com essas plataformas, as empresas já notaram – ou deveriam ter notado – a força desse canal. A Total Retail 2017 da PWC Brasil já trazia informações como o fato de que 1/3 dos brasileiros compram menos em lojas físicas, 77% dos consumidores são influenciados pelas redes sociais na hora de escolher um produto e 43% descobrem marcas novas pelas redes sociais.

Vamos a um exemplo prático. A Vapza Alimentos trabalha com food service e varejo, sendo que um representa 40% e outro 60% das vendas da empresa, respectivamente. Em ambos os casos foi preciso uma reestruturação em 2020, já que o food service foi impactado com os fechamentos provocados pela pandemia, enquanto o varejo precisou se adaptar a um novo método de consumo. Em ambos os casos, a solução foi encontrada em duas palavras: investimento e negócio.

Em um ano, a Vapza melhorou seu canal de venda digital, chegando a crescer 47% em e-commerce, criou um blog que contém conteúdo mensais sobre diversas temáticas, aumentou em 32% a quantidade de seguidores nas redes sociais, o que melhorou a visibilidade e engajamento da marca, expandiu sua atuação com influenciadores, contratou embaixadores e fortaleceu a comunicação e o marketing digital. Investimento.

Como consequência do crescimento institucional, que foi de 12%, a Vapza também expandiu sua atuação direta para outros estados, criou campanhas off-line, investiu em mídia OOH, contatou novos parceiros de food service, pôs em prática o método de revenda, destacou os produtos no varejo, desenvolveu linhas de comunicação estratégicas e designou campanhas específicas para cada canal. Negócio.

Então, empresário, meu conselho é: invista em estratégia multiplataforma. Não foque só no on ou no off se você atua em ambas as esferas. Existem públicos híbridos e os que preferem consumir de apenas uma maneira. O importante é saber atingir o alvo e crescer de maneira inteligente, atualizada e 360º.

 

Liza Schefer é Head de Marketing & Trade Marketing na VAPZA, com especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

 

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