EMPRESAS PODEM SER PUNIDAS COM MULTA, CASO NÃO GUARDEM NOTAS FISCAIS EMITIDAS

As notas fiscais são documentos importantes, que são usados para comprovar a realização de uma transação comercial, configurando, a venda de produtos ou serviços executados. Toda empresa devidamente legalizada deve emitir notas fiscais, que além de servirem de garantia para o consumidor, também evitam a evasão fiscal e garantem o pagamento dos impostos devidos. A punição para quem não armazenar essas notas pelo período de seis anos, exigência da legislação nacional, é a aplicação de uma multa, que fica entre 10% a 30% do valor do documento emitido. Há estados que, por exemplo, aplicam 10% de multa.

Segundo o Product Owner do Smart Online, Ezequias Bernardo, a responsabilidade do armazenamento das notas fiscais é da própria empresa que as emitiu. “Após este período, as notas podem ser arquivadas e não é necessário guardar o documento. Porém, há vantagens em armazená-las mesmo depois dos seis anos. As informações obtidas nos documentos fiscais podem ser utilizadas para o planejamento do negócio. A empresa consegue saber para quem mais vendeu, de quem recebeu notas, quantidade de notas recebidas, produtos, etc. Em resumo, é possível extrair informações úteis para o negócio, com base nos documentos armazenados”, explica.

O Smart Online é uma solução desenvolvida pela Online Applications, empresa com sede em Campinas (SP), com foco em tecnologia.  A Online Applications apresenta para o mercado suas aplicações tecnológicas desenvolvidas para as áreas fiscal e de logística por meio de soluções SaaS. Com softwares de gestão empresarial armazenados em nuvem, as soluções são capazes de gerenciar, direcionar e apontar diferentes informações e dados com precisão, agilidade e confiança.

Ezequias Bernardo disse ainda que existe a possibilidade de guardar as notas fiscais de uma maneira muito mais segura e prática que é de de forma online. “Para garantir a segurança das notas fiscais, as informações são criptografadas e possuímos o controle de acesso”, assegura.

A Online Applications promove transformação para mais de 300 clientes, sendo que alguns deles são Azul Cargo, Tupperware, Sonepar, SmartKargo e UPS.

 

Foto: Product Owner do Smart Online, Ezequias Bernardo.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ESPECIALISTA APONTA CUIDADOS PARA EMPRESAS EM 2022

O Consultor e CEO do Grupo Bahia Associados, Jorge Bahia, cita que o cenário para …

Facebook
Twitter
LinkedIn