ENCONTRO DE PROFISSIONAIS DE RH REÚNE 450 PESSOAS EM VALINHOS

a1Cerca de 450 pessoas, em sua maioria executivos e profissionais de RH de grandes empresas brasileiras, de Campinas e região, além de outras regiões do Estado de São Paulo,  participaram na última quinta feira (23/06) em Valinhos do 22º Encontro do Gruca – Grupo Campinas de Recursos Humanos com o tema “Valores ou Resultados: um dilema cotidiano e o papel do RH como mediador desse conflito”.

A edição deste encontro que ocorre anualmente sempre no mês de junho reuniu “holders” de destaque de companhias de renome como Aurélio Bastos, da Consultoria Gartner; Gustavo Caetano, da Samba Tech; Rosana Fernandes, da  Baita Aceleradora e do professor Wálter Maierovitch, jurista e ex-desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

a2Aurélio Bastos da Consultoria Gartner abordou sobre o papel atual do RH, as principais estratégias e desafios dos profissionais. Segundo Bastos, o ambiente de trabalho mudou, mas os processos não acompanharam. O consultor destacou a importância do profissional de RH encontrar um equilíbrio entre as mídias sócias para aumentar a eficácia de organização da equipe de forma que não ocorram exageros em suas utilizações. Já o CEO da Samba Tech, Gustavo Caetano, destacou a importância das Startups  no processo de mudança rápida das empresas diante do grande avanço da tecnologia em todos os segmentos de negócio. Rosana Fernandes da Baita Aceleradora também destacou a importância de inovar sempre e fazer das redes sociais um meio eficaz no desenvolvimento de ações para alcançar resultados positivos dentro das corporações.

a3O professor e jurista Walter Maierovich, falou que o RH precisa trabalhar com uma nova cultura que abrange pluralidade, tolerância, ética, igualdade de oportunidades, sem discriminação de homofobia e a importância de um sistema de cotas, que atenda em especial os deficientes. Ele destacou também a importância da Operação Lava Jato e de uma reforma política no Brasil. Segundo Maierovich da mesma forma que existe recall nas empresas seria fundamental que também ocorresse na política. “O impeachment é um valor republicano, no entanto, o brasileiro esqueceu desse valor. Se um político não cumpre a sua responsabilidade deve realmente sofrer o impeachment”, disse.

a4A coordenadora do Gruca, Silvia Zwi, disse avaliou o momento no qual as empresas estão passando pelas dificuldades de demitir pessoas diante do momento de recessão no qual passa o Brasil e a gestão dessa crise não só a redução do quadro de pessoal, mas o engajamento de quem fica.”Qual a mensagem que você dá para quem fica. Como você cuida de quem fica? Porque você precisa que essas pessoas superem as expectativas numa situação de enxugamento de quadro. Dar a visão do propósito e demonstrar que as pessoas fazem a diferença. A crise é situacional  e é fundamental para manter o senso de engajamento.Do outro lado tem a preparação para a retomada do crescimento. Toda crise é situacional. Toda crise passa, é cíclica e em algum momento  a retomada acontece. Como os RHs estão se preparando para lá na frente contatar as melhores pessoas, reter quem a gente tem, então tem a questão de como a gente se prepara para o crescimento e quando vier vai ser vertiginoso.”, diz.

Silvia Zwi disse ainda que o encontro anual do Gruca focou no ano passado e neste ano em não abordar temas de RH, mas temas de negócios que impactam os RHs, de maneira a provocar a transformação de um RH muito reativo, para um RH que se antecipe e se posicione junto do negócio, promovendo as mudanças e as transformações tal quanto o negócio exigir.

Fotos 1 e 4 – Palestrante, professor e jurista Walter Maierovich.

Fotos 2 e 3 – Público do 22 encontro do Gruca.

Crédito: Fernando Casagrande

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

VIRACOPOS DEVE RECEBER 248 MIL PASSAGEIROS NO FERIADO DE PÁSCOA

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), deve receber 248 mil passageiros entre esta …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn