ENTIDADE APONTA LENTIDÃO NO RITMO DE COMERCIALIZAÇÃO DO CAFÉ

É lento o
ritmo de comercialização do café brasileiro nos mercados físico e futuro, reflexo
da queda de 30% dos preços da saca do produto em 2013. Foi o que revelou a
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Até setembro deste ano,
37% da safra de café tipo arábica tinha sido comercializada, percentual bem
inferior ao registrado na média do período, de 47%.

Considerando
as duas variedades de café (arábica e conillon), os produtores tinham
comprometido 42% da produção até 30 de setembro, volume ligeiramente inferior
aos 43% negociados em igual período de 2012. Estimativas da iniciativa privada
mostram que o fluxo de comércio ficou abaixo da média dos últimos cinco anos,
de 2008 a 2012, quando as vendas giravam em torno de 49% do total produzido.

Para o
presidente da Comissão Nacional do Café da CNA, Breno Mesquita, a margem
líquida negativa tem desestimulado as vendas do produto, já que o valor
oferecido pelo produto é inferior ao custo de produção. No dia 15 de outubro, a
saca de 60 quilos do café arábica tipo 6, bebida dura para melhor, foi cotado a
R$ 257,54, enquanto o custo de produção na maioria das regiões produtoras
supera R$ 350.

Ele
alertou para a grave crise enfrentada pela cafeicultura. A queda de preços
compromete a renda. De acordo com dados coletados pelos pesquisadores do
Projeto Campo Futuro, parceria da CNA com a Universidade Federal de Lavras
(UFLA), apenas algumas regiões onde é possível mecanizar as operações de campo
obtêm Margem Líquida – resultado do preço médio de venda, subtraindo o Custo
Operacional Efetivo (COE) – positiva.

Luís
Eduardo Magalhães (BA), Monte Carmelo (MG) e Franca (SP) estão entre essas
regiões. Com margem líquida negativa, os produtores das demais regiões
demonstram certa resistência para comercializar o produto diante dos preços
baixos.
Foto – Colheita de café.
Crédito: Júlio Coutinho

 
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