ESALFLORES DRIBLA A CRISE COM INOVAÇÃO ATRAVÉS DE MÁQUINAS DE FLORES

04 de dezembro de 2015.
Analisar
oportunidades e tirar o foco dos problemas é o principal incentivo para superar
a crise brasileira. A curitibana Esalflores, maior floricultura e garden center
do sul do Brasil, que atua há 20 anos no segmento, encontrou na inovação uma
grande ferramenta para espantar os problemas econômicos que assombram o país
nos últimos meses.
Com foco na venda
direta, a empresa lançou, há seis meses, a pioneira Flower Machine, uma máquina
de flores com o funcionamento que lembra uma máquina de refrigerantes. O
mecanismo é fruto de uma parceria entre a Esalflores e uma das maiores
fabricantes do mundo de equipamentos e tecnologias para vendig machine. “Não é
todo mundo que tem tempo livre para se deslocar até uma floricultura para
comprar uma flor. Pensando nisso, resolvemos oferecer um sistema que permite
que as pessoas possam encontrar nossos produtos com mais facilidade. Foi aí que
surgiu a máquina de flores, que pode ser instalada nos mais diferentes
lugares”, detalha Bruno José Esperança, diretor geral da Esalflores.
A primeira máquina,
resultado de um investimento de mais de 50 mil reais, foi instalada no
Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, e está em funcionamento desde junho deste
ano. A Flower Machine disponibiliza 10 opções de flores que vão desde botões de
rosas até buquês de flores que podem ser adquiridos com agilidade e segurança,
além de preços justos que iniciam em R$4,90. Para fazer a compra, basta o
cliente escolher a flor e passar o cartão de crédito ou débito. “Já
idealizávamos esse projeto há mais de quatro anos, há pelo menos dois viemos
trabalhando no seu desenvolvimento”, conta Bruno.
Para garantir a qualidade
das flores, a máquina ganhou um sistema especial de refrigeração que consegue
simular o mesmo ambiente de uma câmara fria profissional, mantendo os arranjos
bonitos e saudáveis por mais tempo, um sistema de umidificação foi desenvolvido
pela Esalflores de forma que as flores tenham ainda mais durabilidade. A
logística é um detalhe a parte, a floricultura consegue estar presente em todo
o Brasil com flores frescas, tudo isso fruto de muita pesquisa e
desenvolvimento. Sendo assim, a empresa curitibana cumpre todos os seus
objetivos entregando um produto de excelente qualidade de maneira prática.  “Desde que iniciamos nossa operação, sempre
tivemos um objetivo claro, estarmos presentes nos principais momentos da vida
das pessoas, e acredito que temos feito isso frequentemente, a Flower Machine
reforça ainda mais esse objetivo”, comemora o diretor geral da Esalflores.
Segundo Bruno José
Esperança, outra grande novidade da Flower Machine fica por conta de um moderno
recurso de telemetria, que permite que a empresa consiga, por meio de uma
central, monitorar e acompanhar o desempenho de cada máquina. “Temos condições
de acompanhar remotamente o comportamento do equipamento, e nos antecipar por
exemplo quanto a necessidade de reposição dos produtos, dentre outros
recursos”.
Hoje, após um
investimento de quase um milhão de reais, a Esalflores já espalhou Flower
Machines por diversas regiões do Brasil. É possível encontrar a máquina
paranaense, por exemplo, nos aeroportos de Recife, Salvador, Aracaju,
Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre, Maceió e João Pessoa. Ainda no mês de
dezembro, será a vez do aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), receber a
inovação. “Começamos pelos aeroportos pensando em disponibilizar uma opção de
presente prática e rápida para quem está desembarcando. A máquina fez muito
sucesso, e hoje estamos recebendo solicitações de mercados e shoppings, além de
inúmeros pedidos de parceria. No primeiro semestre de 2016 iniciar a operação
em dezenas de locais por todo o Brasil”, comenta Bruno.
 
Nos próximos meses, a
sempre pioneira e inovadora Esalflores ampliará, também, sua rede de lojas
físicas, com a expansão começando pela cidade de São Paulo, onde a floricultura
implantará uma loja conceito no aeroporto de Congonhas. Mesmo com a crise
econômica brasileira, a Esalflores já registra um crescimento de 20% no ano de
2015. “O objetivo da Esalflores é e sempre foi estar presente em todos os
momentos da vida das pessoas. Estamos criando a oportunidade de oferecer nossos
produtos em locais diferentes 24h por dia. Isso contribuiu muito para que
superássemos a crise, crescendo consideravelmente em um ano difícil para os
brasileiros. A grande diferença do nosso negócio perante muitos concorrentes é
que há 20 anos nascemos para entregar muito mais que flores, nosso negócio é
entregar emoção”, completa.

Além das máquinas de
flores espalhadas pelo país, a Esalflores possui dois endereços físicos em
Curitiba: a floricultura e Garden Center (Rua 24 de Maio, n° 1839), no Bairro
Rebouças; e uma loja conceito na Mercadoteca (Rua Paulo Gorski, nº 1309), no
bairro Campo Comprido. 

Fotos 1 e 4 – Máquinas de Flores da Esalflores.
Fotos 2 e 3 – Bruno José Esperança, diretor geral da Esalflores.
Crédito: Divulgação.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn