ESCRITÓRIO ESPECIALIZADO EM PROJETOS DE CENTROS DE LOGÍSTICA PARTICIPA DE FEIRA EM SÃO PAULO

O escritório AD – Arquitetos Associados, especializado em projetos de centros
de logística, com mais de 5 milhões de m² projetados e construídos nos últimos
16 anos, pioneiro nesse seguimento, criou o módulo estrutural mais adotado em
todo o país para a construção de galpões e centros logísticos. Com base na
modulação e tempo de construção reduzido que a AD – Arquitetos Associados
desenvolve projetos customizados para galpões mais acessíveis e com tempo de
retorno do investimento muito mais ágil.

Segundo o arquiteto Alcindo Dell’Agnese, titular da
AD, esse sistema construtivo está diretamente vinculado à paletização, fase
primeira do projeto, seguida pela definição da estrutura do galpão. “Para cada
cliente desenvolvemos projetos personalizados. Esses clientes não pegam mais um
galpão qualquer, mas encomendam um, pois a arquitetura pode reduzir custos,
tanto de construção como de locação, equipamentos e consumo de energia. Garante
um piso excepcional, cobertura estanque, temperatura controlada e segurança
contra incêndio”, comenta.

De acordo com Alcindo Dell’Agnese as empresas de
logística que administram o estoques como trabalham com margens razoavelmente
apertadas e uma grande responsabilidade forçaram qu o mercadode projetos
desenvolvesse tecnologias para aumentar a eficácia desses galpões. “Hoje nós
trabalhamos em cima de números de coeficiente de eficiência. Qaunto mais
produtos eu conseguir armazenar no mesmo metro quadrado melhor é a
rentabilidade e a eficácia dos galpões”, diz.

O arquiteto destacou que muitas empresas escolhem a
região de Campinas para implantar centros de distribuição devido à proximidade
da capital paulista e por concentrar 10% do Produto Interno Bruto (PIB)
nacional. Segundo Dell’Agnese, a região tem um crescimento e desenvolvimento
econômico muito importante , uma mão de obra muito bem qualificada e a renda
per capta é muito alta e esses fatores atraem empresas de logística, atrelado
às melhores rodovias do país e o aeroporto internacional de Viracopos.

Segundo
ele, os investidores, que são patrimonialistas, passaram a desenvolver galpões
para locar. Essa é uma construção que deve durar, no mínimo, 20 anos porque os
contratos de locação são, em geral, de dez anos renováveis por mais dez. O
ideal é que os empreendimentos se concentrem em áreas próximas, pois os
investidores compram uma grande área e desenvolvem ali seu produto único. Essa
sinergia baixa o valor do terreno, da construção e do aluguel, e ainda cria um
polo de serviços integrado. Os grandes operadores preferem galpões próximos a
outras operações. Por exemplo: projetamos, em Louveira, para a DHL que opera
CDs para a Craft, Nike, Unilever e HP. Em alguns projetos de parque logístico o
restaurante é único, assim como a segurança e o transporte. Ganham também os
municípios, com a criação de polos de desenvolvimento. Atuamos ainda na
realização de estudos para localizar terrenos para novos empreendimentos.

Dell’Agnese explica que, em seu escritório, o
desenvolvimento dos projetos é um trabalho científico, pois a logística é um
negócio com margens baixas para os operadores, onde a eficiência dos centros de
distribuição é fundamental. “Para maximizar a ocupação do espaço, não falamos
mais em metros quadrados de galpão, mas na posição dos pallets por metro
quadrado, visando aumentar sua capacidade operacional. Assim, se o projeto
aumentar em 10% a eficiência por metro quadrado, ele reduzirá em 10% o custo
fixo da operação. Fazemos o trabalho de uma verdadeira relojoaria”, afirma.

Na região a AD- Arquitetos Associados desenvolveu o
projeto multimodal Indaiatuba, com 157 mil m², do centro de distribuição da
Nike, em Louveira de 56,9 mil m² e o centro de distribuição da AGV em Vinhedo
com 57,5 mil m².

Os
projetos de centros de distribuição se caracterizam pelo ganho em área, através
de layout fundamentado na paletização e colocação ideal dos pilares. Ao
economizar 5% de área em um galpão de 20 mil m², o projeto promove a economia
de mil m².  Considerando um aluguel de R$
20/m², o operador tem uma economia de R$ 20 mil/mês, mais a redução de custos
com impostos, equipamentos de iluminação e conta de energia, e impacto sobre o
uso do terreno.

Alcindo
Dell’Agnese disse que a AD passará a oferecer ao mercado projeto modular de
galpões, que vão de 3 a 10 mil m². São projetos com uma engenharia definida,
com custos atrativos e que podem ser construídos em 100 dias. É uma solução
voltada para empresas que precisam de um galpão com urgência e não têm a menor
ideia de por onde devem começar. “Nossa filosofia de arquitetura é transformar
o antigo ‘barracão’ num warehouse, um
edifício de armazenamento triple A, seja
para o usuário final ou pelo sistema build
to suit”,
informou.

O
arquiteto destacou ainda que quanto menos tempo a mercadoria permanece no
galpão, mais o aluguel se barateia por pallet. Aí o projeto é diferente em
tamanho e flexibilidade. “Fazemos projetos para transportadoras para operações
de cross docking, sem armazenagem prévia:
as cargas chegam e são carregadas em VUCs e até em carretas que partem para
longas distâncias. Temos um projeto da Transportadora Americana, na entrada de
São Paulo, em que o galpão faz apenas a operação de ‘picar’ a mercadoria e
montar as cargas, para distribuição. É o caso também do projeto Patrus Belo
Horizonte, feito pela AD, que é o hub da transportadora na capital mineira’,
disse.

O
Escritório AD – Arquitetos Associados será o único escritório de projetos
logísticos presente na Intermodal South America, que acontece de 02 a 04 de
abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, considerada uma das maiores
feiras de logística do mundo que reúne investidores que desenvolvemos parques
logísticos, clientes operadores e representantes das áreas de portos e
aeroportos . “Nós estamos pela primeira vez presentes nessa feira e vamos ser o
único escritório de projetos e a expectativa é que a gente possa contribuir com
esses estudos para que esses operadores e investidores enxerguem que tem que
haver uma tecnologia de projeto para maximizar os resultados de todos os
seguimentos desde o investidor, do construtor e do consumidor que é o operador
logístico”, diz.

Foto 1 – Arquiteto Alcindo Dell’Agnesse

Foto 2 – Centro de Distribuição da Colgate desenvolvido pelo escritório AD – Arquitetos Associados

Crédito: Divulgação

 

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