ESG: PESQUISA REVELA QUE APENAS 16% DOS LÍDERES TEM TOTAL CONHECIMENTO SOBRE O TEMA

No atual cenário dos negócios, as empresas estão cada vez mais preocupadas em adotar práticas sustentáveis. O ESG é um conceito que vem ganhando espaço nesse cenário, pois além de trazer benefícios para o meio ambiente e a sociedade, ele também se tornou um diferencial competitivo para os negócios ao fortalecer a governança corporativa. Porém, nem todo mundo sabe aproveitar esses benefícios. Segundo a pesquisa “Líderes de Negócio do Brasil e ESG”, apenas 16% dos líderes de negócios declararam conhecer o ESG em profundidade.

Desenvolvido pela Data-Makers, em parceria com a CDN, a primeira edição da série de estudos da Data-Leaders traz outros dados importantes: 92% dos líderes brasileiros consideram o ESG extremamente ou muito importante para o futuro dos negócios, apesar de não terem um conhecimento aprofundado sobre o tema, 68% do entrevistados consideram o tema desvalorizado e 43% das grandes empresas pretendem aumentar o investimento nos próximos 12 meses.

A imagem da organização é o principal motor para a valorização do conceito. Segundo a pesquisa, as duas principais razões para a adoção de práticas ESG nas empresas são: imagem de marca (85%) e reputação corporativa (65%). Porém a falta de conhecimento profundo pode representar uma grande barreira nesse processo. O levantamento destaca pontos de dificuldades nas empresas: a pressão por resultados de curto prazo (48%), seguida por falta de profissionais preparados (46%), tema não é prioridade (45%) e a falta de comprometimento das lideranças (41%).

A RL Higiene é uma das empresas que possuem compromisso com a sustentabilidade. Com uma visão sistêmica em todos os processos da empresa, a organização busca realizar ações que impactem 5 áreas: governança, trabalhadores, clientes, comunidade e meio ambiente. “A relação entre as atividades de higiene e limpeza com o meio ambiente é direta, por isso, na nossa agenda ESG buscamos desenvolver estratégias de negócios cada vez mais sustentáveis e com responsabilidade econômica, ambiental e social, com objetivo de também sensibilizar nossos fornecedores e clientes sobre seus impactos e responsabilidades na sociedade”, explica Ricardo Vacaro, Sócio Diretor da RL Higiene.

Recentemente, a empresa foi certificada com o B Corp (Sistema B), selo destinado a empresas que possuem propósitos sociais e sustentáveis e que apenas cerca de 250 empresas no Brasil o possuem. O certificado foi conferido pelo Sistema B Brasil, que avaliou todos os pontos da empresa por 1 ano e meio, rendendo a pontuação de 89,9 para a RL Higiene.

Dona de marcas próprias, a RL Higiene é distribuidora de produtos e soluções para limpeza empresarial com alta performance, que consomem menos água e energia, além de realizar treinamentos com as equipes de limpeza e elaborar processos que eliminam desperdício e retrabalho. “ A cultura do ESG é responsável pelo nosso crescimento empresarial. Nossas ações, pensamentos e sentimentos são coerentes. Acreditamos no que fazemos, somos transparentes e pautamos nossas decisões nos preceitos éticos da empresa, do mercado e do planeta. Nosso desejo é ser cada vez mais uma empresa sustentável”, finaliza Vacaro.

Distribuidora de produtos de higiene e limpeza profissional para escritórios com alto nível de exigência, indústrias reguladas por rigorosas normas de higienização, escolas conceituadas, restaurantes, hotéis, consultórios e academias. A RL Higiene propõe soluções integradas que ajudam seus clientes a economizar dinheiro e água, melhorar a qualidade e a produtividade e também a reduzir o descarte de resíduos, através de uma gestão que reduz o consumo com produtos mais eficientes, estabelece metas para orçamento, treina a equipe de operadores de limpeza e introduz o consumo consciente.

 

Foto:  Ricardo Vacaro, Sócio Diretor da RL Higiene.

Crédito: Divulgação

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

OS DESAFIOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA NA AVALIAÇÃO DA INDÚSTRIA REGIONAL

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Regional Campinas, apresentou na última …

Facebook
Twitter
LinkedIn