ESPECIALISTA DA DICAS PARA DRIBLAR QUEDAS NAS VENDAS

20 de maio de 2016.
O Dia das Mães passou
e, de acordo com a Serasa Experian, a semana que antecede a data comemorativa
registrou um recuo de 8,4% nas vendas do varejo, em relação ao mesmo período do
ano passado. Outra previsão alarmante é a estimativa de queda de 4,8% nas vendas
do comércio brasileiro em 2016. Esse dado foi revelado pela Confederação
Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), após a queda de 7% no
primeiro trimestre, comparando ao mesmo período de 2015.
Mas, em meio às
dificuldades, com os índices negativos e crédito escasso ao consumidor, como os
vendedores podem “fugir” dessas estimativas e ampliar suas vendas? Como melhor
se preparar para a próxima data comemorativa? O Dia dos Namorados, celebrado em
12 de junho, também apresentará quedas nas vendas? Até que ponto dar desconto
ao consumidor é a melhor opção?

Para Mário Rodrigues,
diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), não é possível apontar
uma única saída para enfrentar as crises, porém, um bom planejamento aliado ao
investimento na capacitação das equipes de vendas pode contribuir positivamente.
“Os mais habilidosos, os vendedores profissionais, conseguem garantir
resultados significativos quando traçam planos estratégicos para vender mais e
melhor. Em resumo, podem aproveitar o tempo ruim para comercializar
‘guarda-chuva’ ou oferecer ‘lenços’ para os que se lamentam com os números do
comércio”, afirma o executivo.

Foto: Diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), Mário Rodrigues.
Crédito: Divulgação.
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