ESPECIALISTA DA SICREDI INDICA OPÇÕES DE CRÉDITO PARA PJ EM MEIO À ALTA NA PROCURA

O coronavírus impactou fortemente a atividade de incontável número de empresas. Muitas delas tiveram até mesmo que interromper suas operações. Diante das restrições, inúmeras precisaram de crédito extra. Na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, essa busca decretou um aumento de 45% no volume de contratações em um ano.

Segundo dados da cooperativa, o montante passou de R$ 330 milhões, em abril de 2020, a 480 milhões, em 2021. Além disso, foram abertas mais de 1.750 contas para PJ neste mesmo período.

A gerente de desenvolvimento de negócios na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Ana Carrera, explica que esse aumento foi registrado em mais de uma linha de crédito. Por isso, considera muito importante que a busca seja adequada ao objetivo de cada empresa. Exatamente porque a situação não é a mesma para todas, já que, enquanto algumas empresas precisam de recursos para resolver dificuldades geradas pela pandemia, outras viram oportunidade de ampliar os negócios em meio à crise. “Existem boas opções no mercado que, com um bom planejamento financeiro, podem ser ótimas alternativas para abrir uma empresa, resolver problemas pontuais e até mesmo aumentar as possibilidades do negócio, contribuindo para alcançar objetivos mais rapidamente”, diz Ana.

Para ajudar os empreendedores, a especialista diferencia as principais linhas de crédito disponíveis no mercado para PJ.

Crédito para capital de giro

É uma alternativa que poderá garantir um fluxo de caixa saudável. Com ele, é possível financiar o ciclo operacional da empresa e cobrir despesas como compra de matéria-prima e mercadorias, assim como viabilizar o pagamento de tributos, encargos, fornecedores e folha de pagamento.

Um de seus benefícios é o prazo mais longo de pagamento, que poderá ser contratado para até 36 meses. Além disso, como o limite de crédito só é disponibilizado de acordo o faturamento da empresa, há maior segurança quanto ao endividamento. Normalmente, quem contrata são aquelas empresas que necessitam de crédito para garantir o pagamento das despesas de curto prazo.

Antecipação de recebíveis

É uma linha que apoia as empresas, oferecendo liquidez ao seu faturamento a prazo e aumentando o poder de seu capital de giro, sem prejudicar a relação de compra e venda com os clientes.  Assim, é possível otimizar o fluxo de caixa, antecipando o recebimento das vendas feitas a prazo com cheques pré-datados, boletos (duplicatas e notas promissórias) e cartões. “Para aqueles que necessitam antecipar os valores recebidos, a partir de vendas feitas a prazo, essa é uma ótima linha de crédito. Com a antecipação, os clientes pagam a prazo e o dono do negócio recebe a vista”, diz Ana.

Crédito rotativo/conta garantida

O crédito rotativo é um limite pré-contratado, disponível conforme a demanda do negócio. Dessa forma, a empresa conta com o recurso para atender a eventuais necessidades emergenciais de fluxo de caixa. A grande flexibilidade no uso é um dos benefícios. O contratante pode escolher quais garantias deseja vincular à operação, conforme a modalidade contratada – aval, cheques, duplicatas e bens. O prazo para pagamento é de até 12 meses e os encargos são debitados direto na conta corrente.

Crédito automotivo

Linha de crédito que financia a aquisição de veículos novos e usados, nacionais ou importados, para adquirir, renovar ou ampliar a frota da empresa. O limite é disponibilizado de acordo com os rendimentos do negócio e do tempo de fabricação do veículo. O pagamento pode ser feito de forma parcelada e as parcelas são debitadas da conta corrente.

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 108 Cooperativas do Sicredi, conta com 32 anos de história, mais de 169 mil associados e 95 espaços de atendimento. A área de atuação da Cooperativa abrange 43 cidades no estado do Paraná e 8 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e cidades vizinhas do grande ABCD.

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de cinco milhões de associados, os quais exercem o papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados e no Distrito Federal, com mais de duas mil agências, oferecendo mais de 300 produtos e serviços financeiros.

 

Foto:  Gerente de desenvolvimento de negócios na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Ana Carrera.

Crédito: Divulgação.

 

 

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PILZ DO BRASIL FORNECE AO MERCADO NACIONAL O PSSUNIVERSAL E O PSSUNIVERSAL 2 – MÓDULOS DE COMUNICAÇÃO PARA SISTEMAS

A multinacional alemã, Pilz do Brasil, líder em sistemas de automação e em soluções de …

Facebook
Twitter
LinkedIn