ESPECIALISTA DEFENDE EM PORTO ALEGRE QUE O E-MAIL VAI GANHAR MAIS RELEVÂNCIA

Quem tinha dúvidas se o
e-mail vai acabar já têm a resposta. Além de não acabar, a previsão do Diretor
Comercial da Dinamize e vice-presidente do Código de Autorregulamentação para a
Prática do E-mail Marketing, Rodrigo de Almeida, é de que o e-mail ganhe ainda
mais relevância. “Uma pessoa normal recebe, em média, 147 mensagens de e-mail
por dia. O e-mail marketing é uma ferramenta de mídia barata, poderosa e que
traz resultados às empresas, se bem utilizada, pois 71 desses e-mails, em
média, são deletados em apenas 5 minutos. É preciso que haja conteúdo e técnica
para atrair o consumidor”, revelou na edição de setembro do Café com Lojistas,
promovido pelo Sindilojas Porto Alegre. Para ele, as empresas podem utilizar a
ferramenta para estreitar relacionamento e vender mais. “Estima-se que 25% das
vendas no comércio sejam concluídas por meio do e-mail marketing”, disse.

Almeida citou as
especificidades e as principais características de como a ferramenta de e-mail
marketing deve ser utilizada nas empresas para obter resultados satisfatórios.
O Diretor criou o conceito “Os 4 Ps do e-mail marketing”, relembrando os
clássicos 4 Ps do Marketing, de Philip Kotler. São eles: Proposta, Pertinência,
Permissão e Permanência. O primeiro deles, a Proposta, é oferecer um conteúdo
atraente, com mensagem clara e personalizada ao cliente. A Pertinência
significa que o produto a ser promovido deve ser relevante ao consumidor,
extrapolar o aspecto comercial, ser adequado conforme segmentação e perfil de
cada cliente. A Permissão trata-se da obrigatoriedade de ter o link de
descadastro em cada e-mail marketing, bem como respeitar essa opção. “Uma dica
é pegar uma amostra desses descadastros, entrar em contato com o cliente e
entender o motivo pelo qual ele deixou de fazer parte do mailing. Esse contato
faz com que o consumidor se sinta valorizado podendo mudar de opinião”, avisou
Almeida. E por último, a Permanência significa realizar campanhas de e-mail
marketing com frequência, repetição e periodicidade programada, com propostas
renovadas para criar vínculo com o público. Essa ação converte o impulso de
compra para a ação. “70 a 75% de toda a audiência da ação de e-mail marketing
realizada está no primeiro dia”, afirma.

Questionado sobre o melhor
dia e horário para realizar o envio de e-mail marketing, Almeida foi enfático.
“Entre 8h e 10h da manhã é sempre o horário mais efetivo, no entanto, não há um
melhor dia para o envio. Se o material é relevante, atraente e segue os 4 Ps,
ele será lido em qualquer dia”, ressaltou, desmitificando a ideia de que a
terça-feira é o melhor dia para o envio. Almeida ainda destacou que o desafio
do e-mail marketing é saber utilizar cada instrumento no melhor momento, sem
precisar abrir mão de outras mídias tradicionais. No encontro, Almeida ainda destacou
que os smartphones e os tablets são os grandes responsáveis pela eliminação de
e-mails marketings. “16% das pessoas sempre filtram seus e-mails em
dispositivos móveis antes de lê-los em seus computadores. 53% o fazem de vez em
quando. O e-mail marketing precisa ser atraente também pela tela do celular e
do tablet para ter chance de ser lido”, conclui.

Fundado em 1937, o Sindilojas
Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e
Alvorada e reúne aproximadamente 18 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além
de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem
o fortalecimento das empresas. O Sindicato realiza pesquisas no setor,
qualificação profissional e oferece uma série de serviços voltados aos
lojistas.

Foto – Café com lojistas no Sindilojas Porto Alegre
Crédito: Divulgação.

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