ESPECIALISTA EM MARKETING DIGITAL ORIENTA EMPRESAS PARA O BLACK FRIDAY

02 de outubro de 2015.
O dia 27 de novembro
será uma data importante neste ano para o varejo, pois é quando se celebra no
comércio a famosa “Black Friday”, evento que surgiu nos Estados Unidos para a
data seguinte ao feriado de Ação de Graças. Fábio Ricotta, co-fundador da
Agência Mestre, explica que a data já se tornou tão importante no Brasil que
exige a atenção de quem atua no segmento.
Ricotta lembra que, além
de a maioria dos que compraram na Black Friday de 2014 ter afirmado que voltará
a comprar em 2015, o momento econômico do país e o aumento do acesso às compras
online deve aumentar exponencialmente as vendas para este ano. “É importante
que as empresas saibam se preparar, para evitarem problemas de tráfego e também
extraírem o máximo desta data”, explica o empresário.
O empresário oferece
dicas importantes sobre o que deve ser feito pelas equipes de marketing de
empresas de varejo. A primeira delas é para que, antes do dia promocional, seja
feita uma landing page ou uma adaptação na página principal. “Como essa data é
famosa por derrubar sites e servidores, a primeira coisa a fazer é garantir que
a plataforma possa aguentar o volume de acessos”, explica o especialista, que
também sugere, desde já, deixar um espaço para captura de e-mails, com o
regulamento da promoção disponível. “Estes e-mails serão fundamentais no dia da
Black Friday para alcançar seus usuários o mais rápido possível”, destaca.
Segundo Fábio Ricotta,
os e-commerces devem decidir com o máximo de antecedência possível, para que
sejam preparados os anúncios das redes, como Adwords e Facebook Ads. Neste
momento, o especialista dá uma dica de ouro. “Também é interessante investir
algo no Bing Ads, uma vez que poucos e-commerces fazem isso”, sugere.
Para bons resultados,
especialmente com a concorrência de tantas lojas online, o especialista sugere
que sejam criadas páginas das categorias de produtos, como por exemplo “Vinhos
Importados na Black Friday” ou “Maquiagem na Black Friday”. “Isso dará uma
facilidade maior de aparecer nas pesquisas”, explica. Mesmo que o cenário
econômico não seja muito animador, Ricotta lembra que o brasileiro adora
descontos. “É também uma ótima oportunidade para as lojas liquidarem os
estoques”, destaca. No entanto, o empresário reforça que é importante não
maquiar os preços, conforme algumas lojas fizeram ao aumentar os valores uma semana
antes do evento, para então reduzi-los. “Não faça este tipo de maquiagem de
preços, pois a data é realmente especial para grandes descontos e é uma
oportunidade para você apresentar a sua empresa a um novo cliente”, ensina o
especialista.
Por fim, Ricotta ensina
que as redes sociais devem ser utilizadas como fontes de motivação para o dia
promocional. “O ideal é preparar a audiência pelo menos durante os 14 dias
antes do evento”, destaca o empresário, que sugere que as peças visuais sejam
criativas. “E não se esqueça de criar vídeos, pois este será o grande
diferencial das lojas de destaque na Black Friday 2015”, finaliza.
Foto:Fábio Ricotta, co-fundador da Agência Mestre. 
Crédito: Divulgação. 
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