ESPECIALISTA EXPLICA A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO E AUTODESENVOLVIMENTO

Diariamente, as pessoas se perguntam de que forma podem melhorar o seu desempenho no trabalho, na escola ou nas atividades pessoais. Para a especialista da divisão em Saúde e Bem-estar da mhconsult, Cinthia B. Martins, o primeiro passo é buscar entender quais são as sete dimensões da saúde e como elas podem ajudar a assumir o protagonismo em relação à própria eficácia em tarefas do dia a dia. “As dimensões podem ser categorizadas como física, emocional, social, financeira, profissional, cognitiva e espiritual. Ao considerar o impacto de tais fatores durante a rotina, as pessoas despertam para a compreensão de que são seres integrais, ou seja, independentemente de qualquer função no trabalho, com a família ou amigos, o cuidado com a própria saúde é algo intransferível. Corpo, mente e espírito devem ser vistos como facetas desse ser integral”, explica a profissional.

Dessa forma, Cinthia Martins destaca que ao adquirir um novo olhar sobre os aspectos de saúde primordiais, surge a oportunidade de deflagração do autocuidado, além de autogestão da saúde, promovendo bem-estar e qualidade de vida. “Quando nos aprofundamos no tema, temos a chance de adquirir conhecimentos e insights práticos que podem ser aplicados no dia a dia, impulsionando o autoconhecimento e autodesenvolvimento, para ações mais eficazes, conscientes e motivadas”, diz.

Martins também explica que quando as pessoas se tornam mais lúcidas sobre o que devem priorizar e sobre como estão procrastinando, é possível explorar um melhor equilíbrio da saúde integral. “Esse processo permite ainda a identificação de pontos fortes e pontos fracos, a fim de que haja um aprimoramento de toda a jornada de autoconhecimento”, justifica.

Cada vez mais, empresas e organizações têm utilizado esse conceito na busca pela promoção do desenvolvimento contínuo do seu capital humano, o que, segundo Cinthia, é um caminho exemplar para melhores resultados, engajamento e maior eficácia na gestão de pessoas. “Promovendo assim, ambientes de trabalho e comunidades mais saudáveis”, finaliza.

Com o objetivo de desenvolver pessoas capacitadas para os negócios, a mhconsult entende que cada empresa atendida é única e possui desafios, negócios e pessoas diferentes, portanto, oferece soluções adaptadas e acredita que ouvir com atenção e fazer boas perguntas é fundamental para um processo de criação.

A mh ainda promove a geração de ideias e a colaboração para transformar pessoas, modelos de gestão e organizações, além de apoiar a integração de estratégias à cultura para possibilitar mudanças e desenvolver experiências criativas de aprendizagem.

 

Foto: Especialista da divisão em Saúde e Bem-estar da mhconsult, Cinthia B. Martins.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LK DESIGN HOTEL TEM NOVA CARTA DE VINHOS E LANÇA BEBIDA DE MARCA PRÓPRIA

Um dos mais badalados hotéis da capital catarinense, o LK Design, renovou sua carta de …

Facebook
Twitter
LinkedIn