Nos últimos anos, as redes sociais têm experimentado um crescimento exponencial em popularidade e uso, elas se tornaram parte integrante da vida de milhões de pessoas em todo o mundo. No mundo empresarial, as redes sociais têm se mostrado uma ferramenta poderosa para gerar aproximação com os clientes, através desse canal, as empresas podem estabelecer um contato direto e personalizado.
O uso de ferramentas digitais deixou de ser um diferencial e passou a ser um requisito básico para as empresas, no entanto muitas ainda não utilizam corretamente a ferramenta para alavancar suas vendas, como explica o mentor empresarial e especialista em neurolinguística, Gustavo Medeiros. “As redes sociais oferecem diversas possibilidades de crescimento para as empresas, porém, muitas delas as utilizam de maneira inadequada, o que pode acabar surtindo um efeito contrário”, diz. “O uso excessivo de mensagens não solicitadas, falta de personalização e abordagens invasivas podem afastar os clientes e prejudicar a imagem da marca, é essencial utilizar a ferramenta com estratégia, focando na qualidade do conteúdo, respeitando a privacidade dos usuários e buscando criar um relacionamento sólido e de confiança”, aponta Gustavo Medeiros.
O especialista dá dicas para empresas usarem as redes sociais corretamente. A primeira delas é personalizar mensagens e abordagens. “Evite usar textos prontos em excesso, mesmo com ferramentas de automação é possível personalizar o atendimento, o que ajuda o cliente a ter uma melhor percepção sobre a empresa”, afirma.
Em um segundo ponto a interação.“As redes sociais são uma via de comunicação bidirecional, responda aos comentários, mensagens e menções dos usuários, demonstre interesse genuíno em estabelecer uma conexão com eles”, orienta.
Um aspecto importante é segmentar estratégias. “Uma mesma empresa pode ter várias personas de clientes, por isso, é importante pensar em estratégias voltadas a cada público para ampliar seu alcance, aumentar suas vendas e seus resultados”, diz.
E para concluir é importante utilizar recursos multimídia. “Aproveite os recursos multimídia das, como envio de fotos, vídeos e áudios, para enriquecer a comunicação com os clientes, enviando catálogos interativos, por exemplo, proporcionando uma experiência mais interativa e engajadora”, indica Gustavo Medeiros.
Gustavo Medeiros é formado em Administração pela Faculdade Estácio de Florianópolis e Master em Programação Neurolinguística (PNL), com experiência de 18 anos no comércio varejista, passando pela gestões de marketing, estratégica e comercial.
Também é especialista em Psicodinâmica do mundo dos negócios, analista comportamental e com especialização em psicanálise em curso. Hoje atua mais fortemente nas áreas de consultoria e treinamentos, sobretudo em gestão de clínicas do mercado estético, mas também de consultórios odontológicos.
Foto: Mentor empresarial e especialista em neurolinguística, Gustavo Medeiros.
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