ESPECIALISTAS DO SENAC CONTAM SOBRE SUAS PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS PARA A EDUCAÇÃO

Um estudo realizado pela consultoria de recrutamento e seleção Robert Half revelou que as profissões que estarão em alta em 2021 serão relacionadas às áreas de finanças e contabilidade, engenharia, jurídica, vendas e marketing, mercado financeiro, recursos humanos,seguros e tecnologia; e as cinco habilidades técnicas e comportamentais mais buscadas pelo mercado serão: pensamento estratégico, comunicação, agilidade,inovação e adaptabilidade.

Mas depois de um ano repleto de desafios e aprendizados por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), período que desmotivou alguns, aumentou o desemprego e trouxe reflexões sobre a valorização de pessoas – principalmente as consideradas invisíveis socialmente – também alertou sobre o compartilhamento familiar e a necessidade de buscar conhecimento. Diante disso, como se preparar para os estudos ou para o mundo do trabalho no próximo ano?

Para Amanda Rodrigues, coordenadora do Ensino Médio Técnico do Senac Campinas, unidade do interior de São Paulo, 2020 não pode ser considerado um ano perdido pelos professores ou estudantes, pois o momento fez com que eles pudessem explorar,juntos, novas formas de ensinar e aprender. Ela acredita que os jovens da instituição estão ainda mais bem preparados para o mercado de trabalho, por exemplo. “Dentro do programa de aulas remotas, conciliando com a Proposta Pedagógica do Senac, os alunos puderam desenvolver as competências socioemocionais dos mais diversos modos durante as aulas, por meio de vídeos, documentários, discussões e pesquisas, o que os ajudará a concluir o ano escolar com sucesso”, conta a coordenadora.

Grande parte das organizações, principalmente as instituições de ensino, foram impactadas com a pandemia de alguma forma e tiveram que se adaptar e evoluir. Proporcionar um aprendizado com significado e conectado com a realidade, no qual o aluno é estimulado a construir um projeto de vida que norteará suas decisões pessoais e profissionais, por exemplo, tem sido a proposta de algumas redes de ensino para promover a formação integral e cidadã do estudante, por meio do desenvolvimento de competências como o autoconhecimento, a emancipação e a autonomia.

Com conceito inovador e que tem como foco o protagonismo do aluno, o Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo possibilita aos estudantes uma formação integrada e preparação para o mundo do trabalho.“Essa metodologia é um dos pilares do curso, pois o estudante é estimulado a criar um Projeto de Vida com o objetivo de promover a reflexão necessária para a construção do sentido e significado da vida em relação ao mundo, consigo, com os outros, com seus sonhos e metas”., comenta Melina Sanjar, gerente de desenvolvimento e responsável pelo Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo.

O uso da tecnologia no Ensino Médio Técnico do Senac, presente mesmo antes da quarentena, facilitou o processo de adaptação nesse momento, tanto dos estudantes como dos professores. “Além disso, a pandemia deu um papel protagonista às tecnologias digitais, pois impediram a paralisação completa da educação. De ferramenta educacional, muitas vezes utilizada apenas como complemento em algumas escolas, no Senac, fez com que se tornasse o próprio ambiente de ensino, acelerando seu inevitável e crescente papel, uma vez que os jovens já estavam habituados com isso”, comenta Fabio Leme, coordenador do Ensino Médio Técnico do Senac Ribeirão Preto.

Dicas para o próximo ano

Amanda reforça que para manter os alunos empenhados nos estudos, caso tenham um contexto de continuidade da aprendizagem remota, por exemplo, são necessárias ações além das cognitivas, ou seja, com um olhar voltado para questões de vínculo e acolhimento, levando em consideração os afetos e o estado emocional dos estudantes. “As estratégias de aprofundar a parceria com as famílias são fundamentais na manutenção do estímulo e diversificar cada vez mais as técnicas de aprendizagem favorece o envolvimento e a construção coletiva de saberes, pois ajudam a manter a curiosidade e, sobretudo, o interesse nas aulas. Para isso, é necessário nos adaptarmos ao perfil educacional da geração com a qual estamos trabalhando. Os jovens são extremamente curiosos, inteligentes e movidos por desafios. Precisamos motivá-los, bem como colocá-los como protagonistas do seu percurso de formação”, finaliza a coordenadora.

A educação profissional é uma grande aliada no desenvolvimento das competências socioemocionais, pois os estudantes necessitam de apoio desde a formação escolar para desenvolverem certas habilidades que serão exigidas pelos empregadores. No Ensino Médio Técnico, os alunos trabalham com isso diariamente e de forma integrada entre as áreas do conhecimento e a formação técnica e profissional. Esse olhar para as habilidades e inteligência emocional dos alunos acontece desde o primeiro ano, em que a intencionalidade formativa é o autoconhecimento, passando para a emancipação no segundo ano e, por fim, para a autonomia no terceiro ano

Expansão de modelo inovador

O Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo, que tem foco no protagonismo no aluno e conta com o uso da tecnologia durante todo o curso, está em expansão e traz novidades em 2021: além do curso de Informática, passam a ser oferecidas também formações em Administração e Multimídia. Ao todo, serão 19 unidades ofertando o nível de ensino no próximo ano e a expectativa é que 96 novas turmas sejam formadas e que mais de 3.900 alunos vivenciem a prática educativa e diferenciada ao estilo Jeito Senac de Educar. As matrículas estão abertas.

 

Foto: Senac Campinas.

Crédito: Divulgação.

 

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