ESTRATÉGIAS PARA A PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO REMOTO

Em uma nova dinâmica, os profissionais viram a sua rotina se transformar, então perante tantas mudanças no sistema de trabalho, em que muitas empresas aderiram ao home office, algumas ferramentas são imprescindíveis para uma melhor gestão do tempo, que favoreça a produtividade e não prejudique a qualidade de vida.

Números do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revelam que 20,8 milhões de brasileiros têm a possibilidade de fazer o home office ou teletrabalho, o que equivale a 22,7% dos postos de trabalho. Embora seja uma opção estratégica diante do cenário, um outro estudo apontou que a mudança repentina para esse formato trouxe alguns desafios.

Segundo pesquisa feita pela Fundação Instituto de Administração (FIA), 67% das empresas tiveram dificuldades iniciais para implantar o home office. Entre os obstáculos apontados, citaram a falta de familiaridade com as ferramentas de comunicação e o comportamento dos colaboradores quanto ao acesso em ambientes virtuais, dentre outros. Ainda assim, 50% das 139 empresas brasileiras de pequeno, médio e grande porte entrevistadas afirmaram que a nova experiência de trabalho superou as expectativas.

Neste contexto desafiador e de tantas adaptações, para auxiliar os profissionais a manterem a eficiência no trabalho remoto, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná) promove, no dia 20 de outubro (terça-feira), a partir das 10 horas, o webinar “Gerenciando o Home Office: Produtividade e Qualidade de Vida no Trabalho em Casa”.

O evento será ministrado pelo palestrante e escritor Alan Sant’Anna, que adianta algumas dicas para quem quer manter a produtividade. A começar pelos ajustes de estrutura física (desde a cadeira à infraestrutura de tecnologia), rigor e disciplina nos horários, acordos com os familiares sobre horários de trabalho, com controle de interrupções e acesso ao local, também é importante ter uma rotina de atividades físicas.

Sobre as vantagens e desvantagens do home office, um dos temas que será abordado, o palestrante afirma que dependerá muito da natureza da atividade profissional. “Entre os benefícios estão a economia de tempo e dinheiro e ainda a redução dos riscos com deslocamentos. Por outro lado, as desvantagens envolvem a redução da qualidade de interação, já que não há substituto perfeito para o contato presencial. Além disso, há o risco de aumentar o estresse e conflitos com membros da família por conta da convivência prolongada”, relata.

Quanto à gestão do estresse e técnicas para controlá-lo, outro assunto a ser discutido no webinar, Sant’Anna comenta que as pressões psicológicas do confinamento, o medo da doença, as restrições à atividade econômica e a própria mudança na forma de trabalho tornam necessário o envolvimento das equipes em programas de gerenciamento de estresse. “São programas simples que demandam disciplina em sua aplicação, mas que podem efetivamente proteger a saúde mental e a produtividade das pessoas”, acrescenta.

Organize o seu tempo de forma estratégica

E aí, o volume de tarefas aumentou? O palestrante traz dicas para uma gestão eficaz do tempo.

1)  Defina claramente seus objetivos: Clareza de intenção é poder. Uma das formas mais efetivas de poder pessoal é saber exatamente o que se quer. Escolha com inteligência e sabedoria e não mude de ideia a todo o momento. Mantenha o foco.

2) Lembre-se diariamente dos objetivos traçados: Mantenha seus objetivos em mente. Lembre-se sempre deles, para que suas decisões estejam em sintonia. Escrevê-los todos os dias é uma forma de fazer isso.

3) Planeje seu dia, semana, mês, ano, vida: Faça planos por escrito.

4) Siga os planos: Tenha compromisso, disciplina e determinação para seguir seus planos, sem desculpas, justificativas ou explicações.

5) Termine o que começou: Conclua as tarefas iniciadas, a não ser que existam motivos muito fortes para não fazer isso. Precisamos de mais pessoas que começam e terminam suas missões.

 

Foto: Palestrante e escritor Alan Sant’Anna.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CAMPINAS GANHA NOVO EMPREENDIMENTO DE NOVO PADRÃO

Reconhecida há 55 anos pela pontualidade na entrega de empreendimentos, a construtora A.Yoshii acaba de …

Facebook
Twitter
LinkedIn