ESTRESSE E ANSIEDADE PODEM CAUSAR PROBLEMAS ODONTOLÓGICOS

Caracterizado pelo ranger dos dentes enquanto a pessoa dorme, o bruxismo é uma das principais disfunções desencadeadas pelo estresse e pela ansiedade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% dos brasileiros sofrem com essa desordem funcional causada devido à alteração do nível de cortisol em algumas condições psicológicas.

O Professor Dr. Thiago Altro, da Clínica Odontológica AltroVilela, explica que hábitos involuntários como esse podem, sim, estar relacionados às situações do cotidiano, inclusive, em tempos de pandemia. “O bruxismo é uma resposta do nosso corpo à tensão acumulada, pois o cortisol, hormônio gerado no organismo pela ansiedade, tem um mecanismo para aumentar essa ação muscular.Ainda que não seja uma doença ou transtorno perigoso, é responsável por causar lesões dentárias permanentes se não for tratado”, ressalta.

O problema pode ocorrer de forma inconsciente, durante o sono, ou consciente, muito comum em atividades de concentração e força.Dor de cabeça e cervical, zumbido no ouvido, desgastes e fraturas nos dentes, retração gengival, lesões de língua e mucosa oral estão entre alguns dos efeitos indesejáveis resultantes desse distúrbio.

Ainda de acordo com o Dr. Thiago, o estresse e a ansiedade também podem causar danos à saúde bucal de forma indireta, como exemplo, por conta do refluxo gastroesofágico. “Podemos constatar que, nesse caso, a gengiva sofre um aumento de inflamação e os dentes uma desmineralização devido à mudança do pH da boca”, afirma.

Para amenizar o impacto dessas complicações, o especialista destaca algumas recomendações que são importantes como consultar um dentista com regularidade; não escovar os dentes após perceber o refluxo. Hidrate-se com H2O e aguarde 30 minutos para escovar. A saliva neutralizara os ácidos (efeito tamponador); realize bochecho com flúor 2x ao dia; evite apertar os dentes, principalmente, quando estiver empenhado em uma tarefa ou situação mais complicada; procure não mascar chicletes ou mordiscar sistematicamente objetos duros, como pontas de lápis e canetas; faça exercícios. A prática regular de atividades físicas ajuda a controlar o estresse e as crises de ansiedade; o bocejo é o alongamento dos músculos mais afetados pelo bruxismo. Faça com frequência e use aplicativos de controle do bruxismo: o App “Desencoste”, desenvolvido pelo Prof. Roberto Garanhari, está disponível gratuitamente para download e ajuda o paciente a não manter os dentes apertados.

O Professor Dr. Thiago Altro é mestre em Implantodontia pela São Leopoldo Mandic, membro SBOE (Sociedade Brasileira de Odontologia Estética) e ABOD (Associação Brasileira de Odontologia Digital), é cirurgião dentista, reabilitador oral e sócio proprietário da Clínica Odontológica AltroVilela, em Campinas. Com residência em implantodontia pela ITI (International Team for Implantology), é palestrante nacional e autor de publicações relacionadas à área de atuação.

Idealizada pelos empresários Thiago Altro e Tatiana Vilela, a AltroVilela vai além de uma clínica odontológica e oferece um centro de imersão com alto padrão de tecnologia para profissionais do segmento. Com materiais de primeira linha e um ambiente agradável, o espaço, no Jardim Guanabara, recebe mensalmente os principais professores do mercado e dentistas de todo o País para cursos de especialização. O estabelecimento também conta com uma equipe capacitada e vasta lista de serviços, como reabilitação oral, harmonização facial, ortoinvisalign e endodontia microscópica.

 

Foto: Professor Dr. Thiago Altro e sócio da Clínica Odontológica AltroVilela.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

RISCOS AMBIENTAIS SÃO RISCOS FINANCEIROS

ARTIGO DA ADVOGADA RENATA FRANCO As questões ambientais compreendem inúmeros pontos que normalmente não fazem …

Facebook
Twitter
LinkedIn