ESTUDANTES CRIAM APLICATIVO PARA DOAÇÃO DE SANGUE

Os bancos de sangue de todo o país sofrem com quedas nas doações nesse período devido às festas de fim de ano e férias de verão. Nesse mesmo período, a procura pelas bolsas dalunos-de-ciencia-da-computacao-da-devry-metrocampe sangue cresce por causa do aumento do número de acidentes nas rodovias. Pensando nisso, quatro alunos do último ano de Ciências da Computação da faculdade DeVry | Metrocamp desenvolveram um aplicativo que facilita a comunicação entre os hemocentros e os doadores. “Em nossas pesquisas descobrimos que a maioria dos centros se comunicam através de cartas com os doadores que possuem carteirinha e a conversão em doações é muito baixa. O DOE, aplicativo ainda em teste, é uma alternativa para solucionar esse problema e possibilita que o hemocentro dispare notificações periódicas no celular de todos os cadastrados informando a necessidade de doação” explica um dos integrantes do projeto, o aluno Andrei Kenjy da Silva Imada.

Além disso, com o aplicativo é possível criar grupos de doação. “Para receber um grande número de pessoas ao mesmo tempo os hemocentros precisam se preparar. Com esse mecanismo dá para convidar a galera da igreja, faculdade ou trabalho para se reunir e doar todos juntos em uma única data, que seria informada previamente aos centros de coleta”, esclarece Andrei. O projeto ainda tem o objetivo de fidelizar o doador e incentivar a doação de sangue não só para pessoas do círculo de relacionamento social.

O professor de Ciências da Computação da DeVry | Metrocamp e orientador do projeto, David Lourenço da Costa, ressalta a importância de incentivar conteúdo acadêmico com viés social. “Inovação e tecnologia são grandes ferramentas para a solução de demandas sociais, por isso, sempre incentivamos o desenvolvimento de projetos que busquem soluções para tais problemáticas”, destaca o docente.

 

Foto: Alunos que criaram o aplicativo que facilita a comunicação entre hemocentros e doadores.

Crédito: Divu

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PILZ DO BRASIL LANÇA O PORTAL NR-12 – SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Referência em sistemas de automação e em soluções de segurança para máquinas, a multinacional alemã, …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn