ESTUDANTES DA REGIÃO DE CAMPINAS RECEBEM ORIENTAÇÃO NO FÓRUM DAS PROFISSÕES

A ONG Grupo Primavera e o Precoltec Cursos Pré-Vestibulinho realizam o 9º Fórum de Profissões neste sábado (20/08), das 13 às 17 horas, na Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio forum das profissões 2015DSCN5403Prado (Etecap), em Campinas (SP). Os interessados em participar poderão se inscrever gratuitamente no local, onde serão realizadas palestras sobre as diferentes profissões técnicas e a realidade do mercado de trabalho, proferidas por educadores do Bentão, Cotil, Cotuca, Etecap, Etep e IFSP e profissionais que atuam e se destacam em vários segmentos econômicos, ligados às empresas Buchman Laboratórios, Ci&T, Petrobras e 3M.

A expectativa é que 2 mil jovens e adolescentes que se preparam para ingressar nos principais colégios técnicos da região de Campinas participem do Fórum, muitos deles acompanhados de seus familiares, como vem ocorrendo nos anos anteriores. Segundo Lilian Gibim, coordenadora do PACTO (Preparando Adolescentes para o Colégio Técnico), oferecido pelo Grupo Primavera, além de orientar sobre as profissões e o mercado, outra meta do evento é trazer a oportunidade real de profissionalização de adolescentes e jovens que se consideram de uma camada menos privilegiada da população e estudam em escolas públicas de Campinas.

O próprio PACTO, curso oferecido gratuitamente a estudantes dos 8º e 9º anos das escolas públicas e moradores da região dos Amarais, existe há 13 anos e atrai cada vez mais interessados em se preparar para o vestibulinho dos concorridos colégios técnicos de Campinas e região. Nos últimos anos, esse curso da ONG tem alcançado uma média superior a 75% de aprovação nos exames.

Segundo Lilian Gibim muitos alunos do PACTO têm dificuldades para escolher a profissão técnica que pretendem cursar. “Ao longo do curso, trabalhamos com esses adolescentes e jovens para que façam a melhor opção em relação à futura carreira técnica e a maioria faz a escolha em função da área de maior interesse, ao invés de observar o mercado de trabalho. Apesar da crise, continua-se a contratar os profissionais técnicos. Entre os cursos mais desejados estão o de Alimentos, do Cotuca, e o de Química, da Etecap, integrado com o ensino médio”, diz.

Fundado em 1981, o Grupo Primavera cresce a cada ano e atingiu a marca de mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens nos 35 anos de transformação social no Jardim São Marcos, Campinas (SP). Hoje, a ONG atende a aproximadamente 500 usuários, que têm suas vidas transformadas por meio de programas e projetos inovadores de educação e convívio social, cultura, bem-estar e profissionalismo.

Em sua sede, desenvolve programas de educação complementar para meninas, meninos, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos de idade, com o objetivo de minimizar os riscos sociais aos quais estão expostos, promovendo uma formação baseada em valores como disciplina e empreendedorismo, capacitando-os para que se sejam agentes de mudança no meio em que vivem, seja incentivando-as a prosseguir nos estudos ou garantindo a inserção profissional delas no mercado de trabalho.

 

Foto: Fórum das profissões em 2015.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CCB E ABCERAM LANÇAM CURSO EAD DE INTRODUÇÃO À INSTALAÇÃO DE MATERIAIS REFRATÁRIOS

O curso de “Introdução à Instalação de Materiais Refratários”, promovido através da parceria entre o …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn