ESTUDO DA CNI MOSTRA IMPACTO DA BUROCRACIA EM 23% DAS VENDAS NO COMÉRCIO EXTERIOR

O número de trâmites de negócios no comércio internacional é um dos grandes desafios para empreendedores de todo país. Foi o que revelou um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI): só no ano passado, 23% das exportações brasileiras foram afetadas pela burocracia. Isso porque boa parte dos processos podem ser submetidos a 46 procedimentos diferentes, administrados por 12 órgãos. Já nas importações, o impacto chegou a 59% das compras, com 72 obrigações monitoradas por 16 órgãos do governo. Up-Comex-180426-Erica-Debossan-Reinert-Crédito-Daniel-Zimmermann (1)

Para a consultora em comércio exterior e diretora da UP Comex, Erica D. Reinert, o obstáculo é ainda maior para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs). “Muitas vezes esses negócios não contam com equipes focadas somente nos processos relacionados à internacionalização”, diz. De acordo com os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), empresas desse porte foram as únicas brasileiras que registraram crescimento nas exportações em 2016. No mesmo ano, conforme o Balanço da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o número de MPEs que fizeram transações para outros países chegou a 12,7 mil, o que equivale a 49,6% do total de exportadores no país.

Segundo a consultora, os principais empecilhos para o comércio exterior são a falta de informações e o elevado número de obrigações. “Contar com o auxílio de pessoas capacitadas faz toda a diferença. Profissionais especializados podem orientar no processo correto de internacionalização, escolhendo países assertivos para compra e venda, reduzindo o tempo de trabalho e otimizando operações. A diminuição de custos internos e facilitação da entrada no comércio internacional também são vantagens”, sugere.

Fundada em dezembro de 2015 em Blumenau (SC), a UP Comex é o resultado de mais de 20 anos de experiência em comércio exterior e mercado financeiro dos seus sócios. O grande diferencial do negócio é trazer dinamismo e agilidade para os clientes, através de uma equipe multidisciplinar que trabalha com o setor de cada cliente de maneira customizada.

Foto: Diretora da UP Comex, Erica D. Reinert.

Crédito: Daniel Zimmermann.

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