ESTUDO DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL APONTA CRESCIMENTO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS

22 de setembro de 2015.
A Fundação Dom Cabral (FDC), melhor
escola de negócios da América Latina, através de sua associada na região,
a PKT Desenvolvimento Empresarial, está divulgando os resultados do Ranking FDC das
Multinacionais Brasileiras 2015­ – pesquisa que elenca as empresas
brasileiras mais internacionalizadas e traça um panorama detalhado do processo
de internacionalização de multinacionais e franquias do Brasil. O estudo, em
sua 10ª edição, mostra os países e regiões onde elas estão presentes, o seu
desempenho e expectativas futuras, além de tendências quanto à expansão,
estabilidade ou retração das operações em 2015. Este ano, a pesquisa apresenta
ainda os resultados de uma investigação especial sobre Adaptação Cultural,
ou seja, a capacidade das multinacionais brasileiras de se adaptar à cultura
dos países em que atuam.
O estudo consultou 48 multinacionais
brasileiras e 14 empresas que atuam no exterior por meio de franquias. Os
dados, referentes à atuação das empresas em outros países ao longo de 2014,
revelam um crescimento do índice médio de internacionalização das
multinacionais brasileiras, de 22,9% em 2013 para 24,5% em 2014 – um aumento de
quase 7% sobre 2013. O índice leva em consideração os dados de ativos, receitas
e funcionários das multinacionais no exterior em relação ao total. As empresas
brasileiras estão presentes em todos os continentes, em 100 países, sendo que
82,2% delas estão geograficamente distribuídas na América do Sul, seguida por
América do Norte (69,3%) e América Central (64,5%).
Na pesquisa, a maior parte das
empresas multinacionais analisadas (58,7%) afirmou pretender expandir a sua
atuação no exterior em 2015, em países que já atuam, e somente 6,5% delas
planejam grandes expansões. Em contraponto, 32,6% das empresas planejam manter
as operações estáveis neste ano; e apenas 2,2% têm planos de reduzir as
operações internacionais em 2015. “Os dados reforçam o movimento crescente da
internacionalização de empresas brasileiras, especialmente em um ano em que o
mercado estrangeiro aponta para a recuperação da crise mundial e o mercado
doméstico apresenta desafios econômicos que, em muitos casos, restringem o
crescimento do desempenho das empresas”, afirma Sherban Leonardo Cretoiu,
professor e pesquisador do Núcleo de Estratégia e Negócios Internacionais da
Fundação Dom Cabral.
As multinacionais brasileiras também
avaliaram quanto o atual contexto político-econômico do Brasil afetou as suas
estratégias de internacionalização. Para 28,1% das empresas, a sua estratégia
internacional foi afetada e, para 1,8%, muito afetada. Entretanto, grande parte
das empresas (35,1%) foi pouco afetada e 19,3% das organizações foram muito
pouco afetadas. Para as empresas que acusaram impactos na internacionalização
em função da atual conjuntura brasileira, a principal medida tomada foi a de
ampliar os investimentos no mercado internacional, mantendo a sua estratégia no
mercado doméstico.
Ranking Geral das Multinacionais
Brasileiras.
Na edição 2015 do Ranking Geral das
Multinacionais Brasileiras, a Fitesa, empresa líder na indústria de não tecidos
para descartáveis higiênicos e médicos, conquistou a 1ª posição, com um índice
de internacionalização de 72%, seguida da Construtora Norberto Odebrecht
(64,4%) e da InterCement (57,3%) – neste último caso, o crescimento foi
atrelado ao desenvolvimento de novos mercados, principalmente na África. A
Fitesa também lidera o índice de funcionários em solo estrangeiro, com 73%,
seguida de InterCement (64,7%) e Marfrig (60,4%) – neste último caso, em função
do crescimento dos modelos de negócios, especialmente no canal de varejo do
Reino Unido, e do aumento do volume de vendas na região da Ásia/Pacífico,
Oriente Médio e África. Mesmo na 24ª posição no ranking geral, a Construtora
Andrade Gutierrez é a empresa com subsidiárias em mais países – 37 no total –,
à frente de Stefanini (33) e WEG (29).
Ranking das Multinacionais
Brasileiras 2015.
Ranking
por índice de internacionalização
Índice
1
Fitesa
0,720
2
Construtora
Norberto Odebrecht
0,644
3
InterCement
0,573
4
Gerdau
0,560
5
Stefanini
0,559
6
Marfrig
0,536
7
Artecola
0,521
8
Metalfrio
0,500
9
CZM
0,492
10
JBS
0,488
A pesquisa também elencou as
franquias brasileiras mais internacionalizadas, com base em dados sobre
unidades franqueadas, receita de royalties e taxas e receita
de vendas de produtos franqueados no exterior em relação ao desempenho total.
No topo da lista está a iGUi Piscinas, com um índice de internacionalização de
19,7%, seguida da Localiza (10,9%) e Dudalina (6,8%). A iGUi Piscinas também é
a franquia presente no maior número de países (23) e com o maior índice de
unidades franqueadas (30,8%).
Ranking de internacionalização de
franquias brasileiras 2015.
Ranking
por índice de internacionalização
Índice
1
iGUi
Piscinas
0,197
2
Localiza
0,109
3
Dudalina
0,068
4
Carmen
Steffens
0,039
5
Depyl
Action
0,026
6
Chilli
Beans
0,022
7
Vivenda
do Camarão
0,017
8
Magrass
0,016
9
Cia
Hering
0,013
10
Giraffas
0,013
Grau de adaptabilidade das
Multinacionais Brasileiras.
A 10ª edição do Ranking FDC das
Multinacionais Brasileiras, edição 2015, produziu uma análise especial sobre o Grau
de adaptabilidade das multinacionais brasileiras
, cujo objetivo foi
investigar a capacidade das multinacionais brasileiras de se adaptar à cultura
dos países em que atuam. Cada empresa consultada avaliou, em uma escala de 1
(concordo totalmente) a 7 (discordo totalmente), quatro competências relacionadas
à habilidade de se adaptar: Competência de Processos, Competência de Posição,
Competência de Orientação e Competência Multicultural.
Os resultados mostram que todos os
fatores analisados ficaram acima da média, com pontuações entre 5,7 e 5,9, o
que sinaliza um alto grau de adaptabilidade das empresas à cultura local. O
padrão dos resultados aponta para uma tendência das empresas para o equilíbrio
das competências, podendo-se afirmar que os fatores que compõem as competências
estão, de certo modo, conectados e, tal qual o cenário internacional,
interdependentes. “A capacidade de adaptação cultural das empresas brasileiras
é um ponto chave para o sucesso das estratégias internacionais, maximizando a
sinergia entre a gestão doméstica com a das subsidiárias no exterior”, afirma a
professora e pesquisadora do Núcleo de Estratégia e Negócios Internacionais da
Fundação Dom Cabral, Lívia Barakat.
A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira que
há 39 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da
sociedade, por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos,
empresários e gestores públicos. Circulam anualmente pelos seus programas
abertos, fechados, de parcerias e de pós-graduação (especialização, MBA e
mestrado) cerca de 40 mil executivos de empresas e organizações de pequeno,
médio e grande porte do Brasil e de vários países. No campo social, a FDC
desenvolve iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de
projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e
o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades. A FDC é a melhor
escola de negócios da América Latina segundo o Ranking da Educação Executiva
2015 do jornal inglês Financial Times.
Criado em 2005, o Núcleo de Estratégia e Negócios
Internacionais é um dos diversos Núcleos de Geração de Conhecimento da Fundação
Dom Cabral nos quais são desenvolvidos estudos, pesquisas e soluções
educacionais sobre diversos temas e desafios da gestão empresarial, dando
sustentação aos programas desenvolvidos pela FDC e traduzindo seus avanços como
instituição geradora de conhecimento. São objetivos do Núcleo a ampliação do
conhecimento sobre o processo de internacionalização de empresas brasileiras,
através de pesquisas teóricas e empíricas e estudos de casos, assim como a
geração e disponibilização de conhecimentos através de parcerias com empresas,
escolas de negócios, centros de estudos, órgãos governamentais e instituições
multilaterais, no Brasil e no exterior.
A PKT Desenvolvimento Empresarial é uma associada da Fundação
Dom Cabral que atua na região de Campinas há dez anos. Voltada ao
desenvolvimento de pessoas e organizações, a PKT presta assessoria e
consultoria às pequenas e médias empresas que buscam se estruturar para crescer
de forma sustentável e/ou desenvolver novos negócios e parcerias. Atua no
Brasil, Europa e Estados Unidos, prestando assessoria e consultoria nas áreas
de: Governança Corporativa, Fusões e Aquisições (M&A), Valuation de
empresas, Planejamento Estratégico e, soluções customizadas em Gestão
Empresarial (processos, finanças, projetos e marketing).
Foto: Sede da Fundação Dom Cabral em Belo Horizonte.
Crédito: Divulgação.
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