EVENTO DO INSYSPO DEBATE “CADEIAS GLOBAIS DE VALOR E ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO EM UM CONTEXTO PÓS-COVID”

O Programa Innovation Systems, Strategies and Policies (Insyspo) reunirá na quarta-feira (29/06) e quinta-feira (30/06), especialistas nacionais e internacionais para fomentar o debate sobre “Cadeias Globais de Valor e Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo em um contexto pós-covid”.

A conferência busca explorar como os países, regiões, empresas e indivíduos responderão a crises multifacetadas e rearranjos produtivos, e entender quais serão mais resilientes e mais capazes de adaptação do que outros e por quê.

O evento é gratuito e ocorrerá no formato híbrido, reunindo referências internacionais no segmento como na área do mundo inteiro tais como Dr. Keun Lee, da Seul National University  (Coreia do Sul); Dr. Ron Boschma, da Utrecht University (Holanda) e Dr. Eduardo Albuquerque da Universidade Federal de Minas Gerais.

O Insyspo tem como organizadores, Dr. Nicholas Vonortas (George Washington University e InSySPo – Unicamp), Dr. Bruno Fischer (Unicamp) e Dr. Ron Boschma (Utrecht University).

Impactos desconhecidos

O tema é de extrema importância considerando os muitos impactos ainda desconhecidos de tantos eventos que afetam as atividades econômicas hoje em dia, como a desconfiança geral da globalização por parte da população de vários países democráticos (e não democráticos), as tensões geopolíticas entre a China e os Estados Unidos, bem como as guerras entre a Rússia e seus vizinhos e a própria pandemia de covid-19 são alguns deles.

As Cadeias Globais de Valor são importantes fenômenos do comércio internacional nos últimos anos, e consideram o conjunto de atividades necessárias para a produção e entrega de um produto ao consumidor final. Quando falamos no nível global, essa cadeia se expande e incorpora indivíduos, empresas e países diferentes na produção de um único produto.

De acordo com os organizadores do evento, “considerando o papel fundamental desempenhado pelas CGVs na formação e integração de capacidades tecnológicas no nível das empresas, regiões e países em todo o mundo, é fundamental conceituar melhor essas condições para abordar adequadamente como os sistemas econômicos e de inovação vão se adaptar aos novos desafios globais. ”

Ecossistemas

É importante destacar também o papel dos chamados ecossistemas de inovação e empreendedorismo, que conectam inúmeros agentes para criar redes de conhecimento eficientes. Essas estruturas de produção possuem hoje em dia uma atuação dupla, com efeitos no global e no local, e são diversas as interações no nível das empresas, regiões e países. Ou seja, os novos obstáculos também podem obstruir essas redes e representar riscos às organizações que formam esses ecossistemas de inovação.

A abertura do evento, que ocorre de forma híbrida, acontece às 9h, no auditório do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O encontro tem como público-alvo alunos, pesquisadores, professores e especialistas na área.

Para mais informações acesse o site (https://www.ige.unicamp.br/insyspo/)  ou escreva para o e-mail  [email protected]. Link para inscrições:  https://bit.ly/3spDchb

O evento será transmitido também no canal do Youtube: https://bit.ly/3tfOnJJ

 

Foto: Um dos acessos à Unicamp.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

UMA HISTÓRIA DE PROTAGONISMO NO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

ARTIGO DE RAFAEL CERVONE O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que …

Facebook
Twitter
LinkedIn