EVENTO EM CAMPINAS REÚNE FACTORINGS E FINTECHS

O Banco Central regulou a atuação das fintechs, startups que aliam tecnologias a serviços financeiros, o que têm movimentado cada vez mais áreas de crédito e fundos de investimento. As fintechs estão reguladas como Sociedade de Crédito Direto que podem fazer empréstimos através de plataformas digitais.Campinas2017_233

Para debater o presente e o futuro das Factorings e das fintechs, que estão em plena expansão no país, o Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo (SINFAC-SP), que representa 1.891 factorings e 232 securitizadoras no estado de São Paulo, promove hoje (15/06), das 8h30 às 13h30, no Expo Dom Pedro, anexo ao Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, o “VIII Encontro Regional dos Empresários de Fomento Comercial Factoring do Estado de São Paulo”. A expectativa é de reunir 150 pessoas.

O Presidente do SINFAC-SP, Hamilton de Brito Junior, disse que a entrada das fintechs vai ser uma grande revolução no mercado financeiro e o evento em Campinas visa discutir essas oportunidades. “Um evento deste porte mostra que o nosso setor tem se movimentado na direção de novas oportunidades no mercado de crédito e meios de pagamento, visivelmente buscando parcerias com as fintechs, que são valiosas aliadas para o desenvolvimento da nossa economia”, enfatiza.

Hamilton Junior destacou ainda que a entrada das fintechs vai gerar uma concorrência positiva para o mercado aumentando  a oferta de crédito. “Muitas Factorings devem migrar para essa modalidade  da Sociedade de Crédito Direto. As fintechs vão fazer praticamente , o que faz as Factorings, mas com possibilidade de fazerem empréstimos também. A factoring só compra o recebível. As fintechs vão operar em plataforma digital e vão ser financeiras”, disse._MG_0880-Hamilton de Brito Jr - Presidente do Sinfac-SP

Segundo Hamilton de Brito Junior mesmo com a crise econômica que se abateu no Brasil a inadimplência no segmento das Factorings não teve aumento, uma vez que as operação são realizadas com bastante segurança e muitas informações.

O fundador e CEO da EasyCrédito e diretor de parcerias do Comitê de Fintechs da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Marcos Ramos, que vai fazer a palestra “Fintechs – Cases de Inovação no Mercado Financeiro Tradicional”, das 9h30 às 10h30 destacou esse mercado. “O mercado brasileiro de fintechs em geral tem crescido em torno de 30% ao ano, e o segmento de meios de pagamentos é o que lidera essa expansão, até porque foi regulado pelo Banco Central, também destacando as empresas de crédito e cobrança”, argumentou.

Economista especializado em crédito e serviços financeiros e professor do curso de fintechs da Fundação Getulio Vargas (FGV), Ramos argumenta que todo o ecossistema das fintechs tem visto com bons olhos o crescimento do mercado, onde inovações inicialmente esperadas para 2020 já estão se concretizando.

Nesta mesma sintonia, os advogados Bruno Balduccini e Marcelo Junqueira de Mello, sócios e associados do Pinheiro Neto Advogados, lembram que, após muita expectativa, o Conselho Monetário Nacional aprovou, por meio da Resolução n° 4.656 , de 26 de abril deste ano, a criação de duas novas modalidades de instituições financeiras especializadas em operações de empréstimos por meio de plataforma eletrônica: a Sociedade de Crédito Direto (SCD) e a Sociedade de Empréstimo Entre Pessoas (SEP).

Na palestra “A Nova Regulamentação das Fintechs de Crédito e seu Impacto para a Indústria de Factoring e Securitização”, das 11 às 11h45, ambos vão expor os aspectos jurídicos dessas novas medidas, com enfoque nos eventuais impactos que tais regras podem trazer ao mercado de fomento comercial. “A medida está inserida no conjunto de ações divulgadas pelo Banco Central do Brasil no final de 2016, no âmbito do pilar “Crédito Mais Barato” da Agenda BC+, e foi objeto de ampla discussão com o mercado por meio do Edital de Consulta Pública n°55/2017, no final do ano passado”, lembra Mello.

Para finalizar o encontro, das 11h45 às 13h30 todos os palestrantes e alguns diretores do SINFAC-SP promoverão um grande debate sobre os impactos das fintechs no setor, com um espaço reservado para perguntas e a participação do público.

Foto 1 – VII Encontro Regional dos Empresários de Fomento Comercial Factoring do Estado de São Paulo realizado em Campinas em 2017.

Foto 2 – Presidente do SINFAC-SP, Hamilton de Brito Junior.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ISOPILOT NAVE VISION SERÁ LANÇADO NA AGRISCHOW 2024

Tradicional indústria de desenvolvimento e comercialização de equipamentos e acessórios de tecnologia de aplicação de …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn