EVENTO QUER TRANSFORMAR CAMPINAS NA REGIÃO DO CONHECIMENTO

Empresários, entidades, profissionais de diversas áreas e membros do poder público estão reunidos nesta segunda feira (11) e terça feira (12) , no encontro “Inova Campinas – Fórum Regional de Inovação e Sustentabilidade & Mostra de negócios, Tecnologia, Oportunidades e Empreendedorismo da Região do Conhecimento”. O evento é uma iniciativa da Fundação Fórum Campinas, entidade formada pelos principais institutos de pesquisa científica e tecnológica do país presentes em Campinas, e conta com o apoio do poder público, universidades, empresas e entidades ligadas à área de pesquisa, inovação e empreendedorismo da região. O Inova Campinas acontece no Royal Palm Plaza Resort Campinas, das 8h15 às 18h, e está sendo considerado um dos eventos mais importantes em termos de destacar a Região Metropolitana de Campinas (RMC) como região do conhecimento, polo de alta tecnologia e inovação.
O InovaCampinas conta com um congresso e uma exposição. A parte congressual vai analisar modelos internacionais de regiões que atuam pautadas na economia do conhecimento. Por outro lado, a mostra contará com três ambientes, repletos de novidades sobre inovação, tecnologias e sustentabilidade. O objetivo do InovaCampinas é destacar a importância do Polo de Alta Tecnologia de Campinas e região, consolidá-la como região do conhecimento, intensificar a utilização do conhecimento para aumentar a competitividade da indústria e promover, assim, a sustentabilidade para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural.
O diretor de desenvolvimento econômico da prefeitura de Campinas, coordenador do Sistema Local de Inovação pela agência de inovação Inova Unicamp e um dos organizadores do evento, Eduardo Gurgel do Amaral, disse que o conceito de região do conhecimento é fundamental para auxiliar a região a aumentar sua capacidade de gerar inovação e valorizar o estímulo ao aprendizado contínuo. A ideia é induzir a busca por soluções inéditas e criativas e a construção de um ambiente propício ao desenvolvimento intelectual, econômico e social como instrumentos privilegiados na busca de sustentabilidade, qualidade de vida e justiça social. O evento é promovido pela prefeitura de Campinas e pela Fundação Fórum Campinas, entidade criada pelos dirigentes das principais instituições de pesquisa da região de Campinas, que tem por objetivo intensificar a utilização da ciência, tecnologia e inovação como forma de alavancar o desenvolvimento sócio econômico e ter melhores condições de qualidade de vida. “Nós sabemos que a ciência e tecnologia em especial a sua forma de transformação em produtos e serviços tangíveis para a sociedade acontecem através da inovação. Nós sabemos também que inovação precisa de ambiente, precisa de estrutura e de um processo sistêmico. Nesse processo nós temos três pilares de sustentação. As instituições de pesquisa e desenvolvimento, que são as principais geradoras do conhecimento; o poder público como regulador; instituições não governamentais como Ciesp, Sebrae e ACIC no apoio ao empresariado e na indução do desenvolvimento e as empresas que de fato fazem esse processo de transformação”, diz.
Segundo Eduardo Gurgel do Amaral, o evento é uma consolidação de toda uma ação que vem ocorrendo há mais de uma década, a aproximação definitiva desses seguimentos e a discussão de propostas no sentido de organização regional para traçar um plano de ação, com propostas de grandes diretrizes para a região para que ela se consolide como uma região do conhecimento, que trabalha pautada na economia do conhecimento, ou seja, enfatizar a atração de empresas, apoio às empresas de base tecnológica porque essas empresas proporcionam empregos mais qualificados, com melhor remuneração e contam com produtos de alto valor agregado que contribuem tanto na arrecadação de impostos como na contribuição em toda a base da pirâmide social.  “O domínio do conhecimento e a capacidade de gerar inovação são os elementos estratégicos mais importantes para alcançar altos níveis de competitividade. A capacidade de inovar das empresas e instituições aumenta quando estas estão inseridas em um ambiente propício à inovação”, aponta.
O diretor executivo da Inova Unicamp, Roberto Lotufo, disse que a Unicamp teve uma participação expressiva através da Inova indicando palestrantes, sugerindo a programação e mobilizando o público. Lotufo destacou que na questão do empreendedorismo a sociedade está cada vez mais em processo de transformação e com a explosão das redes de comunicação e da Internet causam uma revolução na forma de como a sociedade é organizada e na forma como as empresas prestam seu serviço. “A gente percebe que vão surgir empresas que nunca surgiram, empresas, inclusive, onde cada vez mais o conhecimento é mais importante, onde o tratamento da informação e a disponibilidade são aspectos importantes. Eu acredito que as universidades, em particular, cada vez tem um papel grande e vai ser uma tendência que muitas novas empresas vão surgir de empreendedores que saiam dos bancos universitários. A gente precisa voltar o nosso currículo também para formar esse aluno para aprender a ser um futuro empregador e não só isso, mas principalmente um fundador dessas empresas totalmente diferentes, que nunca existiram, então esse é um papel onde a Inova tem um compromisso grande de como influenciar e como fazer novos conhecimentos e como criar condições para os alunos serem futuros empresários, com uma responsabilidade social, com a questão da liderança, da sustentabilidade e principalmente com novos serviços”, destaca.
Roberto Lotufo disse ainda que em 2013 será inaugurado um prédio de 5 andares da Inova Unicamp. “Esse prédio vai ser um centro de empreendedorismo aqui da Unicamp. Foi um projeto financiado pelo Governo do Estado de São Paulo e eu pretendo que esse lugar seja um lócus que vai congregar todas essas iniciativas de Campinas e ser um lugar de referência. Eu acho que vai ser um ícone para a região”, afirma.
A região de Campinas reúne condições muito favoráveis ao desenvolvimento e à implementação de novos empreendimentos devido sua localização estratégica, excelente malha viária, destacada logística para comércio exterior e também excelente qualidade de vida. Abriga instituições de ensino e pesquisa de excelência, mão de obra qualificada e população empreendedora. Dispõe de um parque industrial voltado à inovação e destacada infraestrutura de serviços.
Com estas vantagens competitivas, a região de Campinas tem grande importância estratégica para o desenvolvimento do país e condições para destacar-se ainda mais nos cenários estadual, nacional e internacional, em função de sua capacidade de gerar tecnologia, novos conhecimentos e inovação. Falta apenas articulação e a mobilização das lideranças políticas, empresariais e sociais para também ativar o poder de realização da população local e para gerar conhecimento e novos negócios.
A construção de um futuro para a Região Metropolitana de Campinas alicerçado no desenvolvimento integrado, sustentável e socialmente justo dependerá do investimento em competitividade e na capacidade de responder às questões sociais e ambientais envolvidas neste processo.
O CPqD é uma das instituições de pesquisa tecnológica que apóia o InovaCampinas. Seu diretor de Tecnologias de Serviços, Juliano Castilho Dall’Antonia, participará do painel Cidades Inteligentes e Sustentáveis, marcado para amanhã, a partir das 10 horas. Em sua palestra, que terá o tema Cidades Digitais Plenas – Cidades Inteligentes, o diretor do CPqD vai abordar os conceitos e as características que definem os diversos níveis de digitalização dos municípios que culminam na cidade digital plena, bem como questões ligadas à sustentabilidade.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ISOPILOT NAVE VISION SERÁ LANÇADO NA AGRISCHOW 2024

Tradicional indústria de desenvolvimento e comercialização de equipamentos e acessórios de tecnologia de aplicação de …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn