EXAME ESSENCIAL PARA AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE FEMININA GANHA DESTAQUE NAS CLÍNICAS DE RADIOLOGIA E GINECOLOGIA DO BRASIL

A histerossonossalpingografia, também chamada de HyCoSy é um exame que usa microbolhas de ar para avaliar, por ultrassom transvaginal, as trompas uterinas nas mulheres que estão tentando engravidar. A palavra HyCoSy vem de três palavras do inglês Hysterossalpingo Contrast Sonography. Além da avaliação das tubas uterinas, a histerossonossalpingografia avalia o endométrio e outras doenças da pelve, inclusive endometriose, quando associado com preparo intestinal.

O exame pode ser um grande aliado na investigação da fertilidade, por fornecer informações importantes das trompas e cavidade uterina. É importante lembrar que as trompas são responsáveis pelo transporte do óvulo desde o ovário até a cavidade uterina, além de serem a região onde ocorre o encontro entre óvulo e espermatozoide. O médico ginecologista e ultrassonografista Dr Paulo Cossi, idealizador do Curso HyCosy no Brasil, explica os indicações do exame. “Além da avaliação das tubas uterinas, o exame também detecta doenças endometriais como pólipo, mioma, sinequia, espessamento endometrial e câncer de endométrio”, explica.

Segundo o médico, o recomendável é que o exame seja realizado após a paciente finalizar o período de sangramento menstrual intenso e até o 12° dia do ciclo menstrual, pois idealmente é o período que corresponde ao intervalo entre o fim da menstruação e ovulação. Dr Paulo Cossi também explica que o exame é confortável, dura em média 30 minutos e pode ser realizado em hospitais, clínicas de imagem ou consultório ginecológico, com a devida indicação médica.

É bastante frequente que pacientes procurem a realização da histerossonossalpingografia com o objetivo de desobstrução das trompas, buscando, assim, a ampliação das chances de sucesso para engravidar. Contudo, não há evidência científica que leve a crer que esse exame deva ser feito com o propósito terapêutico, mas sim de diagnóstico de possíveis alterações. “Se as causas da infertilidade estiverem relacionadas à obstrução tubária, a mulher pode engravidar depois do exame”, conclui.

Curso HyCosy Brasil

Com 10 edições e mais de 60 médicos certificados, o Curso HyCosy Brasil é pioneiro no ensino da técnica e responsável pelo avanço do serviço em várias clínicas do País. O pioneirismo do Dr Paulo Cossi vem de uma longa jornada de mais de oito anos de estudos e mais de mil exames realizados. Ele explica que hoje é possível realizar o exame em vários clinicas e laboratórios do País, devido a capacitação de diversos profissionais que procuram oferecer um exame diferenciado e resolutivo para as suas pacientes.

Dr. Paulo Sérgio Cossi, inscrito no CRM n ͦ 43921, trabalha como ginecologista e obstetra desde a década de 80 e também se mantém ligado às maternidades dos Hospitais Albert Einstein e Pro- Matre Paulista. Formou- se pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1982, fez residência médica pela mesma Universidade, é Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP  e participa constantemente de congressos no Brasil e no exterior. Possui os títulos de Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO- TEGO- Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e Ultrassonografia Geral pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.

 

Foto: Dr Paulo Cossi é pioneiro da técnica HyCosy no Brasil.

Crédito: Divulgação.

 

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

COMO O CIDADÃO PODE SE PROTEGER DAS FAKE NEWS NAS ELEIÇÕES

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já disponibiliza aos cidadãos o Sistema de Alerta de Desinformação …

Facebook
Twitter
LinkedIn