EXECUTIVO DA NESTLÉ INTERNACIONAL HANS JÖHR PARTICIPA DA GREEN RIO

Nos próximos dias 19 e 20 de junho, no mesmo período em que ocorrerá a Rio+20, quando as atenções mundiais estarão voltadas para o Rio de Janeiro, será realizado o evento Green Rio no Centro de Convenções Bolsa do Rio. O Green Rio, reconhecido com “side event” da Rio+20 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, é organizado pelo Planeta Orgânico, com larga experiência em promover e realizar  eventos relacionados aos setores orgânico e sustentável no Brasil e no exterior. Bovespa &, BBM patrocinam o Green Rio que conta com o apoio da GIZ e do Sebrae RJ.
O evento Green Rio promoverá e divulgará iniciativas da “Economia Verde “ no formato de Conferência, exposições e rodadas de negócios, com destaque em temas como Mega Eventos e Legado, Copa Orgânica e Sustentável, Indicadores de Sustentabilidade e Investidores Verdes, Valor Agregado de Orgânicos, IG e Comércio Justo , Green Latin America e Workshops de Gastronomia com produtos de biomas brasileiros.
A diretora executiva do Planeta Orgânico, Maria Beatriz Martins Costa, afirma que o Green Rio será a plataforma de negócios de produtos orgânicos e sustentáveis durante Rio+20. “Sua realização no Centro de Convenções Bolsa do Rio reforça a mensagem que empresas e iniciativas sustentáveis geram valor e atendem a uma demanda de consumidores cada vez mais conscientes de sua força transformadora”, explica.
Sonia Favaretto, diretora de Sustentabilidade da BM&F e Bovespa estará presente no painel “Indices de Sustentabilidade e a Economia Verde” que abrirá a Conferência Green Rio.
A BM&F e BOVESPA criaram um índice composto somente por ações de empresas que se destacam em responsabilidade social e sustentabilidade, ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial, inspirado nas experiências internacionais, o qual Sonia apresentará no dia 19 de junho.
Ainda neste painel, Gabriela Rocha Oliveira apresentará os indicadores de sustentabilidade lançados pela Bloomberg, reforçando uma tendência mundial dos investidores procurarem empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para aplicar seus recursos.

Outro destaque da Conferência Green Rio será o “Painel Copa Orgânica e Sustentável”, uma iniciativa coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), apoiada pelo Planeta Orgânico desde 2009.

O Planeta Orgânico vem participando das reuniões que o MDA está promovendo nas 12 cidades sede, sensibilizando atores e parceiros para a “Campanha Copa Orgânica e Sustentável” sobre a qual falará Arnoldo Campos, diretor do Departamento de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA.
Ainda no dia 19 de Junho o Green Rio irá sediar o primeiro “Amazonia Economic Forum”, evento que discutirá a criação de plataformas eficientes de investimentos de impacto em cadeias produtivas e na conservação da floresta em pé.
Idealizado por Maritta Koch Weser e Celso Grecco, ambientalistas e empreendedores sociais reconhecidos internacionalmente por suas iniciativas na promoção da inclusão dos componentes social e ambiental na equação econômica, em parceria com o Planeta Orgânico, a iniciativa “Amazonia Economic Forum” já nasce internacional, com previsão de uma segunda edição do encontro em San Francisco, California, em outubro de 2012.
Está confirmada a presença de Claudio Padua, biólogo, Mestre e Doutor pela Universidade da Flórida em Gainesville, reitor da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade e pesquisador associado sênior da Columbia University, e que em 2003 junto com sua esposa Suzana Pádua foi considerado pela revista Time Herói do Planeta por sua atuação na conservação da biodiversidade.
Participa também do evento João Meirelles Filho, diretor geral do Instituto Peabiru, que há 14 anos apóia processos de transformação social na Amazônia através de iniciativas como a agricultura familiar, o ordenamento territorial, a conservação ambiental, as abelhas nativas e o ecoturismo de base comunitária.
A Amazônia representa a maior biodiversidade do planeta, abriga cerca de 25% das espécies vegetais e animais do mundo, correspondendo a 60% do territorio brasileiro. A Amazônia é a última grande superfície contínua de florestas tropicais do planeta.
O “Amazonia Economic Forum“ no Green Rio discutirá o desafio de criar uma Economia Verde que seja protetora mas ao mesmo tempo competitiva com os investimentos que virão das cerca de 300 grandes obras previstas para os próximos anos para a região e que poderão, potencialmente, ameaçar o equilíbrio do ecossistema amazônico.
O painel de debate “Sociobiodiversidade e Economia Verde” acontecerá no dia 20 de junho, das 14h às 16h, e contará com a participação de representantes do Governo e de organismos internacionais, de empresas nacionais e internacionais, assim como de empreendimentos extrativistas para promover o debate sobre o potencial da economia verde e de mercados verdes para o setor privado, a sociedade e a conservação da biodiversidade.
O objetivo do debate é gerar um maior entendimento sobre os conceitos “economia verde” e “mercados verdes” e uma maior clareza sobre suas vantagens e seu potencial para o setor privado, o Governo e a sociedade, a partir de seu uso estratégico para a valorização dos recursos naturais, como também, esclarecer o papel de cada setor nesses processos.
O Diretor Executivo da Nestlé Internacional, Hans Jöhr (foto ao lado) participará do painel “Sociobiodiversidade e Economia Verde”, organizado pela GIZ que trará o debate sobre o potencial da economia verde para o setor privado, a sociedade e a conservação da biodiversidade a partir de seu uso estratégico para a valorização dos recursos naturais.
Leonardo Miyao, diretor comercial de Frutas, Legumes e Verduras do Grupo Pão de Açúcar, falará sobre o crescimento anual de 30% de produtos orgânicos na rede Pão de Açúcar, e as expectativas na rede para o setor orgânico nos próximos anos. O Grupo Pão de Açúcar estará presente no Green Rio também como expositor, em estande próprio no Salão de Expositores e no Workshop de Gastronomia Pão de Açúcar com especialistas convidados pela rede de supermercados. O chef Carlos Cabral, consultor de vinhos falará sobre vinhos orgânicos e a chef Eliana Relvas, consultora de cafés, falará sobre café orgânico.
O enófilo Carlos Ernesto Cabral de Mello fundou a Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (Sbav) e atualmente é consultor nacional de vinhos do Grupo Pão de Açúcar, definindo os rótulos que estarão nas prateleiras dos supermercados e sendo responsável pela formação do grupo de atendentes de vinhos especializados, que orientam os clientes nas compras.
Desde 2004, Eliana Relvas é consultora de cafés para o Grupo Pão de Açúcar e, por meio de feiras e eventos internacionais, frequentemente promovidos pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (APEX Brasil), ela tem levado para diversas partes do mundo novidades relacionadas a drinks e receitas exclusivas preparados com o fruto do cafeeiro.
Em 1996, participou ativamente da montagem do primeiro centro de treinamento de café do Brasil, o Centro de Preparação de Café do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo, escola que conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC).
Atualmente, também ministra cursos de formação de barista e de classificação e degustação de café, além de atuar como jurada nos campeonatos de barista. Seu interesse permanente na área e o contínuo aperfeiçoamento técnico conferem à Eliana as credenciais de cafeóloga.
PLANETA ORGÂNICO
O Planeta Orgânico organizou e promoveu, de 2003 a 2010, as Feiras Biofach América Latina e ExpoSustentat, em parceria com a Nuremberg Messe. O Planeta Orgânico participou e promoveu mais de 100 seminários no Brasil e nos seguintes países: Alemanha, Argentina, Bolivia, Chile, Costa Rica, Equador, Estados Unidos Paraguai, Peru e Uruguai.Desde 2003 o Planeta Orgânico promove a aproximação entre gastronomia e produtores orgânicos e no Green Rio haverá o Workshop de Gastronomia Pão de Açucar, com a presença de chefs que apoiam a inclusão de produtos orgânicos e dos biomas brasileiros em seus cardápios.O Green Rio será um catalisador de negócios sustentáveis, destacando o valor agregado dos produtos orgânicos, do comércio justo e comprometidos com sustentabilidade.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

UMA HISTÓRIA DE PROTAGONISMO NO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

ARTIGO DE RAFAEL CERVONE O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn