EXERÇA A SOLIDARIEDADE SEM SAIR DE CASA

Certamente você já fez ou observou pessoas juntando lacres de latinhas de refrigerante ou tampinhas de embalagens plásticas para campanhas beneficentes. O difícil é ver o resultado. O engajamento do Vera Cruz Hospital em 2019 deu tão certo que logo depois que doou sete cadeiras de rodas já começou nova temporada de arrecadação! A expectativa da Vera Cruz Cooperativa, que coordena a campanha de lacres, é reduzir o tempo de recolhimento do metal em comparação à participação anterior, que levou 1 ano.

Em dezembro de 2019, as sete cadeiras adquiridas por meio da venda dos lacres metálicos a uma empresa recicladora foram doadas para a ASFAR (Associação das Senhoras, Familiares e Amigos de Rotarianos de Campinas), que empresta e doa o acessório para pessoas com necessidades especiais de locomoção em condição de vulnerabilidade social. A Vera Cruz Cooperativa tem como parceiros da iniciativa o Vera Cruz Hospital, o Vera Cruz Casa de Saúde, o Grupo São Lucas, Hospital Care, Sicoob Cecresp Corretora, Tigrinhos Comunidade, Sucatas Bim e o Rotary Cub de Campinas Alvorada.

A mobilização não beneficia apenas quem recebe ou usa as cadeiras de rodas, mas motiva também a todos que se envolvem na causa. Centenas de pessoas contribuíram para reunir os milhares de lacres e entre tanta gente há belas histórias de empenho e demonstrações de amor ao próximo. A auxiliar de enfermagem Rosemeire de Lima Stein, de 43 anos, nem tem vínculo com o Vera Cruz, mas escolheu o hospital para entregar as oito garrafas cheias do metal que conseguiu juntar com amigos e parentes. A ideia de cooperar foi do seu filho Gabriel, de 8 anos, e logo a mãe apoiou a empolgante atitude da criança. “Gabriel ficava muito feliz a cada leva de lacres que os amigos lhe traziam. Fomos ao Vera Cruz entregar as doações em uma verdadeira caravana de amigos”, orgulha-se Rosemeire.

A família levou mais de um ano para aglomerar os lacres e fazer a entrega foi uma ação incentivadora às crianças. “E o trabalho continua porque todos enxergamos muitos benefícios, principalmente na educação dos meus filhos. Estamos em um mundo tão mecânico, que acho que estimular esse comportamento é um jeito de ensinar. Vou colocar um cartaz no meu serviço para ver se os colegas ajudam também”, planeja.

Os colaboradores do Vera Cruz Hospital aderiram em massa à campanha. O auxiliar de almoxarifado Adriano Ricardo Schink conseguiu reunir 24 garrafas, com um total de 84 mil lacres, com ajuda de amigos, familiares, vizinhos do prédio e da lanchonete da rua onde mora. “Tirei foto do banner da campanha, mandei para os meus contatos do celular e postei nas minhas redes sociais. Foi mágico ver como um ‘lacrinho’ pode ajudar”, comemora. Ele emenda: “nunca tinha visto alguém ganhar cadeira de rodas, apesar de sempre ouvir falar de iniciativas deste tipo. “A sensação é de dever cumprido. Não podemos esperar que só o poder público aja”, encoraja.

Para Flávio Martins, coordenador de Relacionamento Empresarial do Vera Cruz Hospital, encabeçar essa campanha traz uma satisfação pessoal enorme e imensurável. “Não fique de fora dessa corrente do bem. Arrecade o maior número possível de lacres! Incentive amigos, parentes e colegas para embarcarem nessa missão tão nobre. Viralize essa ideia. Juntos podemos fazer a diferença”, incita.

A atual campanha da Vera Cruz Cooperativa não tem um prazo de validade estipulado e pretende despertar a consciência ecológica, o consumo consciente, a necessidade de pensar no planeta e nas próximas gerações.

De acordo com Flávio Martins, a cada cadeira de rodas trocada pelos lacres arrecadados, a Vera Cruz Cooperativa e o RCC Alvorada farão a doação de mais uma. “É mais uma forma de estimular as doações e ampliar o alcance da campanha. O objetivo é beneficiar o maior número de pessoas, além de ir ao encontro dos ideais de um mundo mais sustentável e solidário”, enfatiza.

Flávio Martins explica que, para doar, basta depositar os lacres nas garrafas coletoras identificadas espalhadas em pontos estratégicos do Vera Cruz Hospital; lanchonete, Casa do Lazer, sala sede da Vera Cruz Cooperativa, nas alas de funcionários, portaria e outros locais sinalizados com a identidade visual da Campanha Lacre Solidário, além da sede da Fundação Roberto Rocha Brito (FRRB), que fica na R. Marechal Deodoro, 423, Centro de Campinas.

Números da campanha

Para encher 1 garrafa pet de 2L são necessários cerca de 3,5 mil lacres

Para trocar por 1 cadeira de rodas são necessárias 140 garrafas pet de 2L cheias de lacres

Em 76 anos de existência, o Vera Cruz Hospital é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. O Vera Cruz dispõe de 167 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos) e UTIs e maternidade. A Instituição conta também com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Câmara Hiperbárica Monoplace, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e Raio X), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde.

Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz. Em pouco mais de dois anos, a aliança registra importante avanço na prestação de serviços gerado por investimentos em inovação e tecnologia. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital principal, totalizando 17 mil m2 de áreas construídas a mais.

Desde maio de 2019, o Hospital Vera Cruz passou a gerir o Vera Cruz Casa de Saúde, também em Campinas, viabilizando a continuidade da prestação de serviços na centenária instituição. Desde então, ações de melhorias tem sido feitas no hospital, desde recuperação do patrimônio histórico até adaptações dos quartos e consultórios e atualização dos equipamentos.

Há 30 anos o Vera Cruz Hospital inaugurou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor, quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association.

 

Foto 1 – Flávio Martins, coordenador de Relacionamento Empresarial do Vera Cruz Hospital e o auxiliar de almoxarifado Adriano Ricardo Schink.

Foto 2 – Flávio Martins.

Crédito: Matheus Campos.

Foto 3 – Grupo reunido na ASFAR (Associação das Senhoras, Familiares e Amigos de Rotarianos de Campinas)

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

COOPERAÇÃO É ALIADA NA RETOMADA ECONÔMICA PÓS-PANDEMIA

ARTIGO DE LOTÁRIO LUIZ DIERINGS O novo coronavírus trouxe mudanças no modo de vida e …

Facebook
Twitter
LinkedIn